Diretora da Enfermagem integra delegação brasileira em Turim

4 de Junho de 2009

foto-italia.jpg Delegação brasileira, composta pela professora Luciane Prado Kantorski, diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, pela psiquiatra Fernanda Penkala Dias, do Projeto de Reabilitação Psicossocial Brasil-Itália, pelos representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas professor André Falcão Pedrosa Costa, Reitor, professor Pedro de Lemos Menezes - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Mara Ribeiro, e pela secretária de Estado do Piauí, Gilvana Nobre Rodrigues Gayoso Freitas, participou de missão de trabalho na Università degli Studi di Torino na Itália, juntamente com a jornalista Joana Maciel.

Em 30 de maio foram recebidos pelo magnífico Reitor da Universidade de Turim, professor Ezio Pelizzetti e pelo Diretor da Facoltá di Medicina e Chirurgia San Luigi Gonzaga professor Píer Maria Furlan, a fim de estabelecerem um acordo de cooperação entre as instituições. A missão de trabalho teve duração de uma semana e incluiu uma agenda de visitas ao Hospital Universitário de San Luigi di Orbassano, à Faculdade de Medicina, ao Departamento de Saúde Mental na Reale Certosa de Collengno (antigo hospital psiquiátrico) com estudos e debates sobre as atividades reabilitativas desenvolvidas na rede de cuidados em saúde mental de Turim.

Fez parte das atividades uma teleconferência sobre Transtornos psicossomáticos e psicologia clínica em que os integrantes da missão puderam participar em Turim sendo a mesma transmitida as universidades brasileiras, em Pelotas ocorrendo nas dependências do Hospital Escola da UFPel. A delegação brasileira participou ainda da aula magna da socióloga e professora Chiara Saraceno da Universidade de Turim, do encontro com a Assessora Sanitária E. Artésio, da visita ao Parque da Mandria – Cascina Rubbianetta onde é desenvolvido um projeto de equoterapia, da visita ao Serviço Residencial Terapêutico de Beinasco.

Segundo a professora Luciane Kantorski, a parceria estabelecida entre as universidades decorre de um processo precedido por videoconferências iniciadas com o foco na reabiitação psicossocial tendo em vista que na Itália e de modo especial em Turim, desde a aprovação da lei 180 de 1978 o sistema sanitário e a Universidade com vistas a constituição de uma rede de serviços de saúde mental que instituiu o fechamento dos hospitais psiquiátricos, desenvolveu-se um trabalho integrado entre que acolhe a crise, a cronicidade, promove a inserção pelo trabalho, possibilita a residencialidade, enfim, proporciona acompanhamento e cuidado em saúde mental de modo integral na Itália.

A rica experiência italiana tem inspirado o modelo de atenção psiquiátrica brasileiro e o papel que a universidade tem assumido no protagonismo de constituição de serviços comunitários de saúde mental no cenário italiano tem sido objeto de estudos de vários pesquisadores. Especificamente o grupo de pesquisa coordenado pela professora.Luciane da FEO-UFPel nos últimos quatro anos aprovou dois grandes projetos de pesquisa no campo da avaliação de serviços comunitários em saúde mental, com substancial financiamento através de editais do MCT-CNPq e MS-DECIT. A interlocução entre as realidades brasileira e italiana dos serviços de saúde mental e de acúmulo acadêmico das universidades pretende ser amadurecida no seguimento desta parceria entre Brasil e Itália, que se solidificou com a participação da Faculdade de Enfermagem nesta missão de trabalho ocorrida em Turim.