Pesquisador da Fiocruz visita a Epidemiologia

3 de Junho de 2009

dsc01467.JPG O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE) recebeu nesta quarta-feira (3) a visita do pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) Alberto Pellegrini Filho. Durante o seminário de doutorado, o convidado buscou definir primeiramente o que são determinantes e dar exemplos destas, também definir desigualdades e iniqüidades.

A pesquisa e desigualdades que interferem na saúde foram o tema central abordado pelo pesquisador, que ainda pontua nas pesquisas os fatores sociais e pssicosociais como principal determinante à saúde. Através da palestra pode-se saber um pouco mais sobre a Comissão Nacional de Determinantes Sociais, criada em 2006, na qual participam os gaúchos Cesar Victora (PPGE), Moacyr Scliar (médico e escritor), entre outras autoridades em saúde.

Alguns gráficos (apontamentos de determinantes), que compõem o relatório da Comissão, editado pela Fiocruz, foram apresentados aos alunos do doutorado. “O relatório aponta muitas transformações e avanços feitos em saúde nas últimas décadas, mesmo que ainda haja muita desigualdade, principalmente pelo nível de escolaridade e camada social”, disse Filho.

As principais políticas de promoção de saúde e estratégias estão disponíveis pelo Portal das DSS http://determinantes.saude.bvs.br, onde encontram-se diversas informações sobre monitoramento das iniqüidades, cursos virtuais para capacitação de gestores e outros conteúdos de interesse acadêmico.

Na foto aparecem o professor Cesar Victora, Pellegrini e professora Anaclaudia Gastal Fassa.