Observações astronômicas de Galileu são tema de palestra

1 de Junho de 2009

ano-astronomiabmp.jpgA disciplina “Seminários sobre Tópicos Especiais da Física I”, do curso de Física da UFPel, convida aos interessados a prestigiarem a palestra “As observações astronômicas de Galileu em 1609 e A Mensagem das Estrelas (1610)”, com o professor Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS. A atividade será realizada na próxima sexta-feira(5), às 10h30min, no miniauditório do Departamento de Física (sala 411B), campus Capão do Leão.
Resumo
Quando Galileu apontou o seu ‘óculo astronômico’ ou ‘perspicillium’ para os céus, em 1609, a hipótese heliocêntrica padecia de inúmeras e graves objeções mecânicas e astronômicas (além das objeções religiosas das igrejas católica e protestantes). As observações astronômicas de 1609, comprometidas, a priori, com a ‘tremenda’ premissa metafísica neoplatônica-copernicana que colocava o Sol no centro do universo, permitiram que o grande cientista construísse novos argumentos a favor do heliocentrismo. Essas observações foram relatadas em 1610 no livro A Mensagem das Estrelas. Toda a produção intelectual subsequente de Galileu, até a sua condenação em 1633, pela Inquisição, esteve a serviço da hipótese copernicana e de uma nova cosmovisão, opositora da metafísica cristã aristotélica-tomista.