Historiadora moçambicana ministra na UFPel minicurso sobre História e Relações Sociais

1 de Junho de 2009

cartaz.JPGA pesquisadora dra. Teresa Cruz e Silva, professora da Universidade Eduardo Mondlane e do Centro de Estudos Africanos, estará na UFPel oferecendo o minicurso “Moçambique: História e Relações Sociais”, em promoção conjunta do Curso de Antropologia (Instituto de Ciências Humanas) e dos programas de pós-graduação em Educação (Faculdade de Educação) e Ciências Sociais (Instituto de Sociologia e Política). O evento ocorrerá no período de 1º a 3 de junho, entre 9h e 12h, no auditório da Faculdade de Educação (FAE) - rua Alberto Rosa, 154, sala 352. As inscrições são limitadas e podem ser feitas na Secretaria da FaE . Programação:
01/06/2009 - “As Ciências Sociais e as Universidades da África”
02/06/2009 - “O Cristianismo Evangélico na África Austral: Moçambique e Zinbabwe”
03/06/2009 - “Buscando Sentido: gênero e sexualidade entre estudantes do secundário de Moçambique”

Teresa Cruz e Silva é docente, desde 1977, em várias faculdades da área de Ciências Sociais na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Maputo (Moçambique). Graduada em História, e pós-graduada em Estudos de Desenvolvimento na UEM (Moçambique), fez o seu doutoramento em Ciências Sociais na Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha. Os seus trabalhos de pesquisa situam-se na área de História Social de Moçambique e versam sobre nacionalismo e movimentos de libertação em África; religião e sociedade, saúde, sexualidade e identidades sociais entre jovens em Moçambique.
Nas suas atividades de ensino e pesquisa, conta-se ainda a sua colaboração como examinadora externa, investigadora associada ou convidada, com algumas universidades em Portugal, África do Sul e no Brasil, para além da supervisão de estudantes em processo de Doutoramento nas mesmas Universidades.
Teresa Cruz e Silva é membro de vários conselhos editorias e consultivos de revistas publicadas em Moçambique, Itália, Portugal, Estados Unidos da América e África do Sul. Na sua experiência de gestão universitária, conta-se a direcção de um curso e de uma Faculdade, e a direcção de um centro de pesquisa. É membro e investigadora associada da WLSA Moçambique, e membro do CODESRIA - Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África, onde foi membro do Comité executivo entre 2002-2005 e 2005-2008, tendo ainda desempenhado as funções de presidente da mesma organização no período 2005-2008.
Entre as suas publicações, destacam-se: CRUZ E SILVA, T. (2001), Protestant Churches and the Formation of Political Consciousness in Southern Mozambique (1930-1974). Basel, P.Schelettwein Publishing Switzerland.; CRUZ E SILVA, T. (2001) Igrejas Protestantes e Consciência Política no Sul de Moçambique: o caso da Missão Suiça (1930-1974). Maputo, Promédia, colecção identidades; SOUSA SANTOS, B. & CRUZ E SILVA, T. (2004) (orgs) Moçambique e a Reinvenção da Emancipação Social. Maputo: Centro de Formação Jurídica e Judiciária; CRUZ E SILVA, T.; ARAÚJO, M. & CARDOSO, C (orgs) (2005) ‘Lusofonia em África: história, democracia e integração africana’. Dakar: CODESRIA; CRUZ E SILVA, et al. (2007) Representações e Práticas sobre Sexualidade entre Jovens e a Feminização do SIDA em Moçambique: Estudos de caso no Centro e Sul do país. Maputo: WLSA Moçambique; OSÓRIO, C. & CRUZ E SILVA, T. (2008) Buscando sentidos: Género e Sexualidade entre jovens estudantes do ensino secundário, Moçambique. Maputo: WLSA Moçambique.