Bixo da Nutrição é premiada na Copa Itaú de Tênis

13 de Maio de 2009

Ainda aproveitando a alegria de ser bixo do curso de Nutrição na UFPel, Maria Eduarda Yurgel conquistou o título na categoria universitária da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009. A estudante de 17 anos derrotou Cátia Allebrandt (Unisinos) por 6/1, 2/6 e 10/5 na decisão, realizada na tarde de sábado(9), no Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

No primeiro set, Maria Eduarda dominou os pontos. No segundo, já sentindo os reflexos do cansaço – antes, ela e Cátia haviam assegurado o primeiro lugar nas duplas –, estabeleceu uma estratégia. “Achei melhor soltar a fim de me guardar para o super tie-break. Aí, respirei. Não teve fundamento técnico, melhor esquerda ou direita. Era só vontade”, contou Maria Eduarda, com os olhos verdes brilhantes. E a viagem-prêmio aos Estados Unidos para os campeões? “Ah, claro, sempre motivou bastante. Mas o mais importante é que continuem realizando torneios universitários como este. O nosso tênis precisa ficar mais forte”, finalizou ela.

A Copa Itaú teve a participação de 200 atletas de várias cidades do Rio Grande do Sul. No fim da tarde, um coquetel reuniu campeões, familiares e personalidades esportivas, marcando o encerramento da etapa gaúcha.

O gerente de ativação e patrocínios esportivos do banco Itapú, Wilson Roberto Santoro, garantiu a realização da segunda edição em 2010. “Queremos ajudar no desenvolvimento dos atletas”, afirmou o executivo que veio especialmente de São Paulo para o encerramento da etapa em Porto Alegre. “A Copa Itaú já foi um dos principais torneios nacionais na década de 80. Agora, estamos retomando esse projeto graças à Lei de Incentivo ao Esporte”, complementou Santoro.