Vem aí a Semana da Matéria Escura e da Energia Escura

11 de Maio de 2009

cartaz_semana_final.jpgDe 25 a 29 de maio, será realizado no Auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, a Semana da Matéria Escura e da Energia Escura. O evento será transmitido pela internet (mms://itv.cbpf.br/semana), sempre às 18h30min.

O evento será constituído de cinco palestras dedicadas ao público leigo para a divulgação do “estado da arte” do conhecimento atual sobre dois dos temas mais instigantes da astronomia na atualidade – a matéria escura e a energia escura.

A promoção é do DES-Brazil, grupo de pesquisadores brasileiros envolvido na colaboração internacional para estudo da energia escura denominada Dark Energy Survey. Os convidados ministrarão as palestras em inglês, com tradução simultânea para o português, tanto no auditório como nas transmissões pela internet.

Programação:

25/5 – A Matéria Escura – Dr. Ravi Sheth (Universidade da Pensilvânia)

26/5 – Supernovas e a Energia Escura – Dr. Joshua Frieman (Universidade de Chicago)

27/5 – Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura – Dr. Timothy Mckay (Universidade de Michigan)

28/5 – As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura, e a Energia Escura – Dr. Bhuvnesh Jain (Universidade da Pensilvânia)

29/5 – A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura – Dr. Enrique Gztañaga (Instituto de Estudos Espaciais da Catalunia)