Ponte entre epidemiologia e gestão em saúde pública

6 de Maio de 2009

Gestores e pesquisadores conversarão sobre estratégias para converter achados científicos em políticas de saúde que tragam benefícios concretos e imediatos para a população
Pesquisa publicada pela SciDev.Net em 2008 conclui que “a comunicação da informação científica para possibilitar decisões políticas baseadas em evidências é pobremente institucionalizada nos países em desenvolvimento”. Esta percepção, de que as pesquisas realizadas têm um impacto aquém do desejado na realidade, também é uma preocupação dos estudantes do doutorado do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas.
Com a finalidade de promover o diálogo entre gestores e pesquisadores, no dia 7 de maio, este Programa promoverá a atividade Café do Doutorado que já tem a presença confirmada de 50 pessoas incluindo alunos e professores do programa, ex-alunos com experiência em gestão, bem como gestores de saúde das esferas municipal, estadual e federal.
A atividade de Café propõe uma nova forma de construção do conhecimento, um diálogo transversal em que há oportunidade de todos os participantes serem ouvidos por todos os outros em situação de igualdade. O Café pressupõe que as pessoas têm a sabedoria e o conhecimento para enfrentar os mais difíceis desafios, basta um contexto e um foco apropriado para que seja possível acessar um conhecimento profundo sobre aquilo que é importante para as pessoas. Assim, a partir da valorização da contribuição de cada participante, da conexão das diferentes perspectivas, da atenção àquilo que aparece como central na conversa e da atenção a significados e temas mais profundos é que vão surgir os “insights” coletivos que podem apontar novos caminhos para a solução dos problemas identificados.