Engenharia Hídrica realiza 1ª Barcada

6 de Maio de 2009

cartaz-i-barcada.jpg Ao iniciar a graduação em Engenharia Hídrica na UFPEL, a coordenação do Curso realizará uma atividade de reconhecimento dos ambientes e estruturas hídricas locais. Apoiado pela SOAMAR-Pelotas, Sociedade dos Amigos da Marinha, na pessoa de sua presidente, Lisarb Crespo da Costa, pelo Clube Veleiros Saldanha da Gama, seu comodoro, diretoria e associados e Charqueada Boa Vista, se realizará a I Barcada da Engenharia Hídrica, atividade de cunho didático pedagógico que visa proporcionar um especial momento de reconhecimento dos ambientes e estruturas hídricas locais e de congraçamento entre alunos, professores da Engenharia e administração da UFPel.
O curso de Engenharia Hídrica se inicia na UFPel com uma missão singular no fortalecimento da geração de conhecimentos nas mais distintas áreas que envolvem o recurso natural água, com forte visão interdisciplinar, utilizando como laboratório natural os variados ambientes dessa paisagem do sul do Brasil e de zonas transfronteiriças, para descrever processos, sistemas e circuitos hídricos, interagindo com as necessidades da sociedade organizada para enfrentar e contribuir técnica e cientificamente nas tarefas de conservação e usos desse importante recurso.
Atividades exploratórias e continuadas na paisagem local pelos novos personagens que protagonizam essa graduação permitem estabelecer fortes laços de relação com o ambiente para que as necessárias técnicas, tecnologias e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos sejam experimentados.
Sinalizar para a sociedade os compromissos que a Universidade assume com a criação de novos Cursos requer um estreitamento nas ações cotidianas e com isso oportunizar novos e interessantes momentos de relacionamentos com o ambiente e com a comunidade.
Como atividade primeira aos alunos calouros, professores e corpo administrativo, o transitar pelos cursos d`água da região é uma ação de reconhecimento e que tem a intenção de impactar positivamente aos que começam a percorrer novos caminhos. A I Barcada se realizará nas águas do Canal São Gonçalo e no entorno da Laguna dos Patos permitindo a visualização desses ambientes hídricos e de algumas importantes obras hidráulicas de elevada importância regional, quer seja pelas questões ambientais, sociais ou econômicas. Além disso, esse evento permitirá que a comunidade de Pelotas e de seu entorno percebam a “chegada” desse novo Curso e das suas fortes relações com as questões de gestão, uso e conservação da água, necessários para a manutenção da vida no planeta.
O objetivo principal desta atividade é estimular nos alunos que começam a graduação em Engenharia Hídrica um despertar de valores que concorram para o estabelecimento de uma relação melhorada entre os recursos hídricos da região, ambiente e o ser humano, visando o uso e gestão responsável desses recursos nos sistemas artificiais ou naturais, bem como a valorização, manutenção e recuperação do conjunto dos patrimônios cultural e natural da região. Essa atividade permitirá o reconhecimento desse espaço e das interfaces com a atividade humana, percebendo seus usos e caminhos através de uma viagem em embarcações devidamente selecionadas para tal que percorrerão o Canal São Gonçalo, saindo do Clube Veleiro Saldanha da Gama com destino a Barragem Eclusa do São Gonçalo, retornando até a Barra do Canal São Gonçalo com a Laguna dos Patos e, posteriormente percorrendo parte do Arroio Pelotas até as históricas Charqueadas de Pelotas.
Nos caminhos pelo Arroio Pelotas a Barcada levará os participantes até a Charqueada Boa Vista, fundada por José Inácio Bernardes no ano de 1811. Situada no berço da cidade de Pelotas, a Charqueada, ao longo de seus quase 200 anos, passou por inúmeros proprietários, tendo na pessoa do Barão do Arroio Grande, o seu mais ilustre dono. Foi na Charqueada Boa Vista que, por volta de 1878, o Coronel Pedro Osório iniciou sua aprendizagem de charqueador. Na época, exercia o ofício de caixeiro de charqueada. Esses fatos históricos permitem vislumbrar a importância econômica e social que os recursos hídricos locais tiveram para o desenvolvimento da região e país.
A I Barcada será uma atividade desenvolvida pela coordenação do curso, através do professor Gilberto Loguercio Collares, aos seus calouros, professores e colaboradores e será integrada ao Projeto Pedagógico do Curso, tornando-se evento de caráter permanente. Serão empregadas embarcações dos Associados ao Clube Veleiros Saldanha da Gama e de outros colaboradores, destinados ao transporte de todo o grupo e se desenvolverá durante o dia 8 de maio, sexta-feira, e a saída será as 8h30min do Clube Veleiro Saldanha da Gama, na rua Margem do São Gonçalo, 200 (final da rua Tiradentes). O retorno está previsto para as 16h no mesmo local.