Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Biotecnologia de frutos traz professor francês à UFPel

23 de Abril de 2009


O professor Jean-Claude Pech, do Ensat-Ecole Nationale Polytchnique, de Toulouse, França, estará na UFPel de 18 a 23 de maio, para desenvolver projeto de cooperação em pesquisa e formação de recursos humanos. O projeto trata de aspectos fisiológicos e moleculares de atributos de qualidade em frutos.

Conforme o coordenador do trabalho na UFPel, professor Cesar Rombaldi, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem), trata-se de uma proposta de pesquisa e desenvolvimento, numa interação entre o Grupo de Pesquisa em “Genômica e Biotecnologia de Frutos”, UMR 990 da Ensat, Auzeville Tolosan, França, e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (PPGCTA), que conta ainda com parcerias da Embrapa de Bento Gonçalves e do Inra-Angers.

“O projeto científico versa sobre a compreensão, do ponto de vista bioquímico-molecular e fisiológico, dos principais eventos envolvidos na maturação que implicam em alterações das características sensoriais e funcionais, com destaque para a suculência, compostos voláteis, coloração e propriedades funcionais de frutos”, explicou o coordenador do projeto na UFPel.

O projeto geral de cooperação é financiado pela Capes e Cofecub, no qual está previsto o intercâmbio e a cooperação. O trabalho visa compreender o envolvimento de Ethylene Response Factors (ERFs), já parcialmente caracterizados em tomate pela equipe francesa, em rosáceas de interesse brasileiro, com destaque inicial para a maçã e pêssego. Complementarmente, visa estudar as prováveis inter-relações entre a evolução da maturação com biogênese de compostos voláteis, pigmentos e outras moléculas antioxidantes.

Para Rombaldi, as razões para a busca dessa cooperação estão embasadas nos fatos de que a instituição e a equipe de pesquisa em Genômica e Biotecnologia de Frutos tem destaque internacional na produção científica, tecnológica e formação de recursos humanos na área da genômica, transcriptômica, bioquímica e fisiologia pós-colheita de frutos; de que a equipe atua fortemente no projeto genoma do tomate e tem destaque especial na caracterização de eventos da maturação relacionados com ERFs e suas relações com a maturação e com os metabolismos das organelas mitocôndria e cloroplastos/cromoplastos; que há complementaridade de atividades entre as equipes da UFPel (Grupo de Pesquisa em C & T de Frutas e Hortaliças), Embrapa-Uva e Vinho (Pós-Colheita de Rosáceas) e da UMR INP/Ensat; que o grupo francês tem contribuído significativamente na formação de recursos humanos(no caso da UFPel dos professores Pedro Luiz Antunes-Pós-Doutorado em 1983; Cesar Valmor Rombaldi - PhD em 1994; Ricardo Antonio Ayub-PhD em 1995; Ana Lúcia Chaves, PhD em  2001; Luciano Lucchetta, PhD em 2007) em cooperação com o Brasil; e que o Inra-Angers complementará o projeto, no que diz respeito à validação dos ERFs.

Na vinda do professor Pech, além de seminário técnico, será avaliada a proposta de dois projetos de tese em co-tutela, envolvendo do PPGCTA da UFPel com o Ensat e o INP, e a discussão de novas ações de pesquisa junto ao grupo da UFPel. Mais informações pelo fone (53) 32757258.

Seção: Notícias