Aulas de 2009 começam segunda(13). Confira horários e locais dos novos cursos

9 de Abril de 2009

A Universidade Federal de Pelotas inicia seu primeiro período letivo de 2009 nesta segunda-feita(13). São cerca de 12 mil alunos que movimentarão corredores, salas de aula, bibliotecas e laboratórios em todos os campi da UFPel localizados em Pelotas e em Capão do Leão. O ano letivo começa em mais um momento de expansão institucional da Universidade, seja em termos físicos quanto acadêmicos. A UFPel adquiriu recentemente mais um conjunto de prédios no zona do Porto de Pelotas, da extinta fábrica de biscoitos Cotada, para atender às demandas do crescimento do número de cursos e de alunos, avanço resultante especialmente da adesão da Universidade ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(Reuni).

As aulas do primeiro semestre se encerram no dia 10 de agosto. O novo Calendário Acadêmico de 2009 foi aprovado pelo Cocepe(Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) no dia 19 de março. O segundo período letivo começará em 28 de agosto e acabará em 30 de dezembro.

A UFPel teve de reformular o ano acadêmico em função da descontinuidade dos serviços na instituição, em conseqüência de demissão de significativo número de pessoal. A decisão levou em conta a necessidade de recompor a força de trabalho e o treinamento para a capacitação dos novos contratados, visando à continuidade das atividades de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A Faculdade de Direito tem calendário acadêmico diferenciado dos demais cursos, em atendimento à solicitação do Conselho Departamental daquela unidade, que afirmou não necessitar de servidores das fundações de apoio da instituição para a manutenção das aulas. Diante disso, o Direito tem dois calendários, com o início do ano letivo para os vestibulandos ocorrendo nesta segunda-feira e com as demais turmas tendo iniciado as aulas antecipadamente, em 9 de março.

Cursos novos

A Universidade está divulgando os locais e horários das primeiras aulas dos novos cursos de graduação. O curso de engenharia de petróleo terá sua primeira aula às 9h30min no prédio da antiga Alfândega, na praça do porto. Os alunos das engenharias de materiais e hídrica deverão estar às 7h30min no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG). Já os calouros das engenharias civil e sanitária terão suas primeiras aulas às 8h30min na sala 13 da antiga Reitoria, no campus Capão do Leão. O curso de Ciências Musicais recebe seus estudantes às 8h, no Conservatório de Música. O Instituto São Benedito será o local dos começos dos cursos de Letras Alemão, às 15h10min, e de Redação e Revisão de Textos, às 19h.

Comemorações

A Universidade, através de uma comissão especialmente formada, está preparando a programação que marcará a passagem dos 40 anos de fundação da UFPel, que se completarão no dia 8 de agosto. O reitor Cesar Borges afirmou, durante entrevista concedida à Rádio Federal FM da UFPel, que há bons motivos para comemorar. “Acho que temos de passar a enxergar sempre as coisas boas, especialmente os alunos, professores e funcionários. Os antigos podem comparar e perceber que a Universidade melhorou muito ao longo desse tempo e penso que devemos valorizar isso. Não devemos pensar apenas no que está mal, no que tem que ser mudado – às vezes são coisas pequenas, mas que tomam uma dimensão muito grande pela utilização dos meios de comunicação, hoje muito fáceis de serem usados por quem quer mostrar o que está ruim e não o que está bom”, enfatizou.