UFPel presente na atividade mundial “100 Horas da Astronomia”

7 de Abril de 2009

nova-cascata.jpgO “100 Horas de Astronomia”, ou 100HA, maior evento mundial de divulgação de Astronomia já organizado até hoje em toda história da humanidade, aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril, datas escolhidas para favorecer a observação da Lua e de Saturno.

Sendo um dos eventos principais do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009), e tendo alcance global, todas as entidades astronômicas profissionais, clubes de astronomia, planetários e museus de ciências dos 137 países participantes do IYA2009 foram convidados a participar.

Em Pelotas, o grupo de Astrofísica da UFPel e o Núcleo de Ensino de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifet) organizaram uma observação astronômica entre os dias 4 e 5 de abril, no Parque Nova Cascata. O evento incluiu duas oficinas sobre a utilização do planisfério e construção de relógio estelar (ambas as atividades previstas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), janta de confraternização, palestra com o professor e astrônomo amador André Lau da Costa, além da observação programada do céu.

Apesar do mau tempo, o evento foi um sucesso, tendo tido a participação de mais de 80 pessoas: estudantes da educação fundamental, do ensino médio e do ensino superior, professores desses níveis de ensino, astrônomos amadores e comunidade em geral.

Segundo a professora Virgínia Mello, do Grupo de Astrofísica da UFPel, haá previsão de mais três observações ao longo do ano, além de outras atividades que podem ser conferidas no site local do Ano, cujo link está acessível no Portal da Universidade.