Coordenadora da área da Saúde Coletiva da Capes esteve na Epidemiologia

7 de Abril de 2009

imagem-011.jpg Atendendo ao convite do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel, a coordenadora da Área da Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rita de Cássia Barata, esteve em Pelotas na tarde desta segunda-feira (6), ministrando a aula inaugural do PPGE.

“Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Brasil” foi o assunto debatido pela também médica e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Rita no início da aula agradeceu o convite e disse estar muito feliz por falar aos alunos do PPGE no auditório que leva o nome do médico Kurt Kloetzel, de quem era amiga e colega.

A professora explanou sobre o que é saúde coletiva, o que ela contempla e o papel que deve ter para sociedade; ressaltou a importância de exercitar a missão de levar a saúde à população; investigando a origem das doenças e as práticas voltadas para o controle e cura destas.

Ainda colocou em debate a questão de a saúde ser um campo que sofre a interferência de diversos outros, como do campo político, social, biológico e tecnológico e que por isso, também a saúde e a doença, tem papel histórico, pois estão em constante processo de mudança. No entanto, “podemos diferenciar saúde coletiva e medicina, pois a segunda permite olhar apenas para um segmento da saúde, enquanto a outra deve preocupar-se com o todo, ou seja, com o coletivo”, disse.

Pós-Graduação

A professora contou um pouco da história da Pós-Graduação em Saúde no Brasil, pois desde a década de 70 as Universidades vêem oferecendo cursos de Pós-Graduação na área, e até o início dos anos 80, isso era privilégio mais do eixo Rio e São Paulo, o que já está bastante mudado, pois de 1996 a 2006, mais de 4 mil alunos receberam o título de mestre e 1,4 mil o título de doutor.

“Hoje são 74 cursos e aproximadamente 50 programas de Pós-Graduação em Saúde reconhecidos pela Capes”, informou Rita, que ainda disse que a nota sete, que o PPGE da UFPel tem, é excelente, mas ainda algo raro. Segundo a professora uma nota cinco, em Programas que já tenham alguns anos de funcionamento e um bom número de pesquisadores é uma boa meta e qualifica bastante o nível do profissional inserido.