Rede Ifes se expande no Rio Grande do Sul

3 de Abril de 2009

brunagoss-020408-004.jpg Representantes de quatro universidades federais do Rio Grande do Sul reuniram-se na quinta-feira (02/04) em Porto Alegre para discutir a consolidação regional da Rede IFES, ligada à Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Iniciado em 2003, o projeto pôs em funcionamento no ano passado um sistema para permuta de programas de rádio e TV produzidos pelas instituições federais de ensino superior em todo o país.
O encontro reuniu profissionais de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A jornalista Silvana Moreira representou a UFPel no encontro. O coordenador de pesquisa do projeto, professor Carlos Rocha (UFPR), veio a Porto Alegre especialmente para acompanhar a reunião, realizada na UFRGS.
Os produtores puderam tirar dúvidas e trocar experiências sobre a implantação e a manutenção da rede, como a instalação dos equipamentos (58 kits básicos com quatro computadores, adquiridos com o apoio da Secretaria de Educação Superior do MEC e distribuído igualitariamente em IFES de todos os estados brasileiros) e a disponibilização dos programas na rede.
Graças a Rede IFES, a UFRGS TV exibe programas de outras universidades em sua programação desde outubro de 2007, quando foi dado início à fase de testes, e agora se prepara para incluir sua próprias produções no sistema. Já a UFSM começou a compartilhar programas em agosto de 2008 e exibe conteúdo baixado de outras praças desde novembro passado. Com a idéia de também disponibilizar seu material de acervo, a UFPEL e a UFCSPA se comprometeram a instalar os equipamentos, com o apoio das instituições parceiras.
“Com este encontro, o estado do Rio Grande do Sul cumpre suas demandas de aconselhamento técnico, fortalecimento regional e prestação de contas sobre o uso dos equipamentos. Estas questões foram os encaminhamentos tirados na reunião do GT da Rede IFES em novembro último, coordenada em Goiânia pelo primeiro vice-presidente da Andifes, o reitor Edward Madureira Brasil (UFG)”, afirmou o professor Carlos Rocha.