Bolsista Wellcome aprimora conhecimentos em Pelotas

3 de Abril de 2009

imagem-003.jpgAtravés da Fundação Wellcome Trust, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel a psicóloga e PhD em Epidemiologia pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, Marie-Jo Brion. Entre os estudos de seu trabalho, a jovem de 29 anos veio para Pelotas onde realiza pesquisa com a coorte de 1993.

Marie-Jo está comparando dados das coortes de Alspac, de Bristol, com os dados da coorte de 1993 de Pelotas, que trata da Obesidade fetal e exposições na gravidez, como o tabagismo durante a gestação e amamentação na primeira infância. Na manhã da última quarta-feira, a pesquisadora apresentou aos alunos do PPGE, em forma de seminário, as metodologias que utiliza no estudo.

Os professores Alicia Matijasevich, Bernardo Horta e Cesar Victora orientam e apoiam a bolsista, buscando auxiliá-la nos estudos e na vida em Pelotas. Marie-Jo retorna para Bristol em julho onde dará seguimento às pesquisas, pois a Wellcome mantém a bolsa até 2012.

Natural de Singapura, Marie-Jo também já viveu na Austrália e conheceu o Brasil em setembro do ano passado durante o Congresso Mundial de Epidemiologia, realizado em Porto Alegre. Sobre Pelotas, ela diz que a cidade é bem acolhedora e diferente de onde vive, principalmente pelo clima.