Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel compra prédios da extinta fábrica Cotada

2 de Abril de 2009


           dscf1301.jpg A Universidade Federal de Pelotas oficializou nesta quinta-feira(2) a compra de dois prédios da extinta fábrica de massas e biscoitos Cotada, localizados em frente à praça do Porto de Pelotas. As duas construções, uma de três e outra de seis andares, que somam uma área construída de 4,8 mil metros quadrados, deverão receber cursos das áreas de engenharias e de licenciaturas noturnas.

            A compra foi efetivada no começo da tarde em um cartório do centro de Pelotas, onde o reitor Cesar Borges assinou a documentação relativa ao negócio, que envolveu recursos na ordem de R$ 1 milhão e 350 mil. O valor foi fixado conforme avaliação da Caixa Econômica Federal.

            Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Élio Paulo Zonta, a Universidade começará agora a trabalhar nos projetos de reformas dos prédios, visando as adaptações que serão necessárias às atividades acadêmicas que lá serão implantadas. As obras deverão iniciar no segundo semestre deste ano. Após a assinatura da escritura de compra, o reitor e membros da administração central da UFPel visitaram os prédios.

A UFPel vem investindo firme na ampliação de sua área física, a fim de atender às necessidades que surgem do crescimento dos números de cursos e de alunos, especialmente resultantes da adesão da instituição ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(Reuni).

Neste sentido, a Universidade vem instalando novos campi especialmente na região do Porto de Pelotas, rica em construções de grande porte desativadas e necessitando de revitalização. Em outubro de 2008, a Reitoria da instituição transferiu-se para as antigas instalações do Frigorífico Anglo, no começo da rua Gomes Carneiro. A área vai começar a receber também, ainda em 2009, unidades acadêmicas, como a Faculdade de Letras.  

Na mesma região, no encontro das ruas Benjamin Constant com Alberto Rosa, funcionam há alguns anos o Campus das Ciências Sociais, o Instituto de Artes e Design e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em caráter provisório, estão sendo instalados no antigo prédio da Alfândega, na praça do Porto, os cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Materiais. O prédio está sendo reformado e deverá ser utilizado até que as engenharias possam ocupar sua área própria.

Seção: Notícias