Egresso do curso de Filosofia da UFPel ministra trabalho de qualificação de internos da Fase

2 de Abril de 2009

Leandro Falcão, formado recentemente em Filosofia pelo Instituto de Sociologia e Política (ISP/UFPel), ministra até o final de abril aulas de Filosofia a 180 jovens internos que integram as turmas dos cursos de qualificação profissional na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A atividade, que inclui também disciplinas práticas, é realizado através de parceria entre a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fundação Gaúcha do Trabalho e Cooperativa dos Trabalhadores Mar de Dentro.

Além de uma breve história da ciência, os adolescentes estudam os conceitos de ética e felicidade, e os relacionam com suas experiências. “Usamos exemplos do cotidiano para facilitar o entendimento”, relata Falcão. Ele conta que, apesar da diferença de escolaridade entre os alunos, a conexão com o conteúdo das aulas é rápida.

Falcão comenta que, apesar da pequena carga-horária – uma aula por semana – e da complexidade da matéria, a resposta dos meninos é imediata. “Todos trazem questões pessoais, perguntam, estão interessados. De cada seis alunos, um demonstra resistência.” O professor ressalta que, ao exercitar o intelecto, eles desenvolvem habilidades sociais que ajudarão no desempenho do ofício que aprendem.
A parte voltada à discussão da ética é uma das que mais chama a atenção do instrutor.

Ele diz que o tópico serve como uma espécie de autoanálise, o que reverteria em diminuição no índice de reincidência. Falcão ainda destaca a percepção dos alunos quanto à oportunidade que recebem. “Eles sentem que a sociedade já tem menos preconceito e se mostram estimulados a buscar mais conhecimento, terminar o ensino médio e cursar uma faculdade.”