Começam as aulas no mestrado em Epidemiologia

10 de Março de 2009

O início das aulas do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel aconteceu nesta segunda-feira (9). O professor Cesar Victora deu as boas vindas aos novos alunos, que foram recebidos com café da manhã e na terça-feira apresentou um seminário onde contou a história das três coortes de nascimentos de Pelotas.
Dentro do seminário o professor mostrou um pouco das características comuns e particulares das coortes, como por exemplo a forma de coleta de dados, a dificuldade em localizar os membros, o valor do trabalho realizado, entre outros aspectos. Os alunos que ingressam no doutorado também assistiram ao seminário e puderam conhecer e compreender como é feito o estudo das coortes.
As coortes de Pelotas estudam os nascidos vivos em 1982, 1993, 2004, analisando todo histórico das crianças e mães, desta forma fazendo um mapeamento da saúde na cidade, o que tem muito a contribuir com as políticas públicas do município, ajudando os gestores de saúde a tratarem de forma eficaz problemas relacionados ao tema. Os membros da coorte de 1982 podem se comunicar pelo site de relacionamentos Orkut, em Files: Pelotas - 1982.