Universitários falam de Teatro na TV

9 de Março de 2009

Nesta segunda-feira(9), às 19h, na TV Comunitária, estudantes dos cursos de Teatro e Dança-Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) levarão ao ar, dentro do programa Trem das Sete, apresentado de segunda a sexta-feira pelo jornalista Luis Marques, o primeiro de 40 quadros inteiramente voltados às artes cênicas. O Estação Teatro é um projeto de Extensão do Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design e conta também com a participação de alunos dos cursos de Cinema e Animação e Licenciatura em Artes Visuais. A atividade tem a  coordenação do professor Adriano Moraes, do curso de Teatro. A responsabilidade pela produção dos programas é de Joice Lima, jornalista, atriz e aluna do curso de Teatro.

“Desde o ano passado, o curso de teatro começou a movimentar a cidade com eventos e esquetes encenadas em locais públicos. Agora, com o programa, também queremos mostrar à comunidade o que não aparece no palco, todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais por detrás das coxias, que possibilita a realização de um espetáculo de qualidade, além de tratar de diversos outros temas relacionados ao teatro”, explica Joice.

O Estação Teatro apresentará a agenda teatral da cidade, a programação do Teatro Sete de Abril, Teatro do COP e de outros espaços alternativos - qualquer lugar onde haja apresentação de performances, esquetes e peças na cidade. Também abordará os projetos e eventos teatrais que acontecem em Pelotas, como o Cena Literária, o Sete ao Entardecer, festivais, mostras, oficinas voltadas aos profissionais da área; apresentará os grupos que seguem atuantes na cidade, apesar de todas as dificuldades.

Ao longo do ano, serão apresentadas reportagens e entrevistas com as pessoas que fizeram e fazem teatro em Pelotas, atores, diretores, dramaturgos da região, profissionais que trabalham com criação e confecção de cenário, figurinos, adereços, iluminação, técnicos, contra-regras, músicos que criam composições originais para peças teatrais. Enfim, todos aqueles envolvidos em uma montagem.

O quadro pretende ainda tratar das dificuldades de se conseguir patrocínio e apoio cultural para as peças e espaço para ensaiar. Explicará como as empresas locais podem se utilizar da Lei de Incentivo à Cultura para patrocinar espetáculos e do sonho de algum dia termos uma Casa de Cultura que abrigue todas as formas de arte desenvolvidas em Pelotas e que conte, inclusive, com salas para ensaios. Discutirá, ainda, a importância do Teatro na Educação, o pouco valorizado papel do professor de Teatro nas escolas e o porquê de existirem tantas poltronas vazias nos nossos teatros, nos dias de hoje - e formas de tentar recuperar esses espectadores e formar novos.

O programa de estréia conta a participação das acadêmicas Ana Alice Müller e Lúcia Berndt e apresentará trechos de entrevistas com os professores Adriano Moraes, Fabiane Tejada e Ana Ó, sobre a criação do curso de Teatro da UFPel. Terá também um resumo das principais atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Teatro Licenciatura no ano passado e um panorama geral da situação teatral em Pelotas. Pelo canal 14 da NET e 6 da ViaCabo TV.