Pós em zootecnia aprova dissertação

9 de Março de 2009

Na sexta-feira(6), foi defendida e aprovada a dissertação do discente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPel Julcemar Dias Kessler, sobre a “Qualidade química da carne em cordeiros machos e fêmeas cruzas Lacaune x Texel”, orientada pela professora Maria Teresa Moreira Osório e como co-orientadores os professores José Laerte Nörnberg (UFSM) e José Carlos da Silveira Osório. O trabalho foi inédito e com suporte para a saúde humana por tratar dos ácidos graxos (ácido linoléico conjugado, CLA, colágeno, colesterol) e a composição química da carne (umidade, proteina, lipídios totais e matéria mineral).

Os resultados mostraram que cordeiros abatidos com 120 dias de idade apresentam perfil de ácidos graxos benéficos a saúde humana devido a alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados (oléico, principalmente) e o ácido linoléico conjugado (CLA). As fêmeas apresentam maior concentração de ácidos graxos monoinsaturados em relação aos machos não castrados. Aspectos positivo por agir com hipocolesterolênico e também por ser o CLA anticarcinogênico, imunopromotor, repartidor de nutrientes, agindo diretamente na diminuição da deposição de gordura corporal e menor reação alérgica, entre outras vantagens nutraceuticas conferidas a carne ovina de animais jovens.

Em relação às outras espécies que fornecem carne ao consumo humano, os cordeiros jovens apresentam na composição maior proporção de CLA que bovinos, suínos e aves. O trabalho foi muito elogiado pelos membros da banca, composta pelos professores Rodrigo Desessards Jardim(FURG), Mabel Wiegand, Carlos Pedroso, Maria Teresa Osório e Otoniel Geter Lauz Ferreira (Instituto Federal Farroupilha).