Com vistas a atender à demanda da comunidade, a Faculdade de Letras da UFPel, através do Centro de Pesquisa e Extensão em Linguística e Literatura (CPEL), está oferecendo um número bem maior de vagas para os Testes de Competência em Leitura
O projeto de extensão coordenado pela professora dra. Sílvia Costa Kurtz dos Santos está oferecendo 450 vagas para os testes de 2009-1, com inscrições previstas para os próximos dias 16 e 17 de março, conforme edital disponível no portal da UFPel na internet - http://www.ufpel.edu.br/ .
Os Testes de Competência em Leitura
A maioria das inscrições para os TCLLE tem sido feita por candidatos a vagas em cursos de pós-graduação oferecidos por diversas universidades do Rio Grande do Sul. Além dos candidatos que pretendem cursar pós-graduação na UFPel, o CPEL tem recebido inscrições de interessados vinculados a outras instituições de ensino superior, dentre as quais se destacam UCPel, Atlântico Sul/Anhanguera, Furg, UFRGS, Ulbra, Unisinos, PUC-RS e UFSM.
O Centro de Pesquisa e Extensão em Lingüística e Literatura da Faculdade de Letras, atualmente coordenado pelo professor dr. Eduardo Marks de Marques, fornece atestados de realização dos testes aos candidatos, com aproveitamento expresso quantitativamente, através de notas de zero a dez, cabendo às coordenações dos cursos de pós-graduação que receberão os atestados definir o nível de aproveitamento que julgam satisfatório.
Na edição de 2009-
A aplicação dos TCLLE será realizada em três datas distintas: 21 de março (sábado): Francês; 28 de março (sábado): Inglês; e 4 de abril (sábado): Espanhol, sob responsabilidade das respectivas professoras doutoras que coordenam as áreas de línguas estrangeiras da Faculdade de Letras da UFPel: Isabella Mozzillo, Sílvia Costa Kurtz dos Santos e Aline Coelho da Silva.
Conforme edital, a partir das 9h de cada sábado, o prédio da avenida Bento Gonçalves, 3395 estará aberto para a entrada dos inscritos às salas de aplicação dos testes e apresentação da documentação. O horário de realização dos testes, que prevê a possibilidade de uso de dicionários, desde que levados pelos candidatos, é das 9h30min às 11h30min.