O reitor da UFPel, Cesar Borges, recebeu do ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, a confirmação da liberação de R$ 260 mil para execução de atividades relacionadas à gestão e conservação da pesca na bacia da Lagoa Mirim. O projeto elaborado por professores da UFPel, que fazem parte do Grupo de Trabalho de Pesca da Agência da Lagoa Mirim(ALM), tem por objetivo atender demandas das comunidades de pescadores e prefeituras municipais que circundam a Lagoa Mirim.
Além de desenvolver pesquisas sobre as condições ambientais e biológicas do canal São Gonçalo e variáveis que afetam a pesca na lagoa, o projeto visa também estimular a produção de peixe por pescadores e produtores rurais da Bacia da Lagoa Mirim.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e diretor da Agência da Lagoa Mirim, Manoel Maia, no dia 3 de março, em reunião ocorrida na sede da Agência, em Pelotas, com a presença de representantes dos Ministérios de Relações Exteriores, de Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e da Pesca, o Grupo de Pesca ficou encarregado de elaborar um plano de trabalho para ser apresentado ao Uruguai. O projeto visa estudar o estado atual das condições ambientais da Bacia da Lagoa Mirim, que abrange uma área de 62,5 mil quilômetros quadrados de território brasileiro e uruguaio e será desenvolvido pela UFPel e instituições uruguaias, tendo por objetivo a preservação dos recursos naturais da Lagoa Mirim, importante manancial de água doce da região.
Projeto da ALM é aprovado pelo Ministério da Pesca
5 de Março de 2009
Seção: Notícias