Estação Agroclimatológica completa 120 anos de funcionamento ininterrupto

2 de Dezembro de 2008

Fundada no dia 1º de maio de 1888, a Estação Agroclimatológica de Pelotas (EAPel) é uma das mais antigas do Brasil. Por mais de 63 anos, as observações foram realizadas na cidade de Pelotas através da então Escola de Agronomia Eliseu Maciel. A partir de 3 de junho de 1952 , as observações passaram a ser realizadas no campus da UFPel, inicialmente sob a responsabilidade do Instituto Agronômico do Sul (IAS) e, posteriormente, através da parceria da EMBRAPA com a Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é operada através de convênio entre a Embrapa Clima Temperado, a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Nacional de Meteorologia, tendo na sua coordenação o Prof. Dr. Edgar Ricardo Schöffel (UFPEL/FAEM/DFt) e como coordenador substituto o Dr Silvio Steinmetz (EMBRAPA/CPACT).

Desde a sua fundação, a EAPel tem desempenhado inúmeras contribuições ao ensino, à pesquisa e à comunidade regional. Diariamente são fornecidas informações de 19 variáveis meteorológicas. Além de coletar, tratar e disseminar suas observações meteorológicas, e de receber visitantes de todas as faixas escolares, a Estação Meteorológica tem constituído laboratório para aulas práticas de diversos cursos de graduação da UFPel e da UCPel.  Por conseqüência, a EAPel tem grande importância na formação e no aprendizado desses alunos que podem observar como os dados meteorológicos são obtidos, bem como, o funcionamento e cuidados na instalação desses equipamentos.

Além disso, para toda e qualquer pesquisa conduzida no campo é impossível desprezar a influência das condições meteorológicas sobre as quais a pesquisa se desenvolveu. Dessa forma, na área da pesquisa a EAPel é referência para inúmeros projetos dos Programas de Pós-graduação da UFPel. E por parte da EMBRAPA/CPACT toda pesquisa realizada (arroz, milho, sorgo, pastagens, pecuária) na unidade “Terras Baixas” tem a caracterização do ambiente obtida na EAPel.

Em relação ao atendimento ao público são fornecidas informações para empresas agropecuárias, produtores, defesa civil, construção civil, seguradoras, judiciário e pessoas físicas em geral. Ainda, diariamente é fornecido para a imprensa local as informações meteorológicas. As informações são também utilizadas pelo CPMET que prepara a previsão de tempo e clima, divulgando diariamente na mídia. Os boletins mensais e as normais climatológicas podem ser acessados na home-page da EAPel (http://www.cpact.embrapa.br/agromet/estacao/index.html).

Durante a comemoração alusiva aos 125 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a realizar-se no dia 05 de dezembro de 2008, será oferecida homenagem ao Prof. Dr. Fernando da Silveira Mota (in memoriam) em função dos serviços prestados a EAPel com o descerramento de uma placa no posto de observações Meteorológicas.