O Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG) é a unidade de ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal de Pelotas-RS que além da formação profissionalizante nas áreas agrícola, agroindustrial e vestuário atua em projetos e convênios na qualificação de mão-de-obra básica com cursos de curta duração proporcionando, através de parcerias, a inclusão social e de reinserção de pequenos agricultores e outros atores do setor primário.
Ao contemplar a trajetória do CAVG, é possível visualizar uma instituição com crescimento, vocação e espírito empreendedor, que busca na sua história a base para sustentar as necessidades de inovar e acompanhar as inúmeras demandas do contexto educacional. Assim, a instituição, através de seus valores e princípios amplia seus objetivos para continuar a oferecer um ensino de qualidade para Pelotas/RS e região.
É dentro desta perspectiva que para o ano de 2009 – ano em que se comemora o Centenário do Ensino Técnico no Brasil, o CAVG inova implantando novos Cursos Técnicos e Superiores.
Ao todo, são 630 vagas no Ensino técnico presencial, a distância e superior. Nos Cursos técnicos presenciais são ofertadas vagas nos já tradicionais Cursos de Agropecuária, Agroindústria e Vestuário. A novidade é o Curso Técnico
O Ensino à distância, também com inicio das atividades em 2009, oferece 450 vagas nos Cursos Técnicos em Agroindústria e
Em termos de Ensino Superior, o CAVG oferta no vestibular da UFPel três cursos. Os Cursos Superiores de Tecnologia em Viticultura e Enologia e de Gestão de Cooperativas (noturno) terão ingresso em 2009 da sua segunda turma. Já o Curso de Engenharia Hídrica é a novidade do vestibular 2009, com oferta de 20 vagas para sua primeira turma.
O Professor Hugo Stephan Diretor do CAVG destaca a importância da ampliação das ações do CAVG, principalmente no ano do centenário da Educação tecnológica, o CAVG inova e consolida seu compromisso com o desenvolvimento regional. Segundo Stephan, cabe destacar o apoio fundamental da reitoria da Universidade Federal de Pelotas, da Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do MEC e da Secretaria de Educação à Distância do MEC, o que tornou possível mobilizar esforços para concretizar essa realidade.
Veja agora os perfis dos Cursos oferecidos pelo CAVG nos processos seletivos de verão para 2009.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
Curso Técnico em Agropecuária (Presencial): Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa e, em propriedades rurais. Empresas comerciais. Estabelecimentos agroindustriais.
Curso Técnico em Agroindústria (Presencial e à Distância): Operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua em sistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria. Implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos. Atua junto a Indústrias de alimentos, Agroindústrias, Laboratórios de controle de qualidade e Instituições de pesquisa.
Curso Técnico em Vestuário (Presencial): Supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade. Acompanha equipes de trabalho que atuam na produção. Define a seqüência de montagem do produto, considerando as diversas formas de execução e as características da matéria-prima especificada. Opera máquinas de costura industrial e equipamentos utilizados na indústria de confecção do vestuário. Avalia a viabilidade de produção do produto do vestuário. Atua junto a Indústria de confecção do vestuário, Empresas de desenvolvimento de produtos, Ateliês de costura e Prestação de serviços como autônomo.
Curso Técnico
Curso Técnico em Biocombustíveis (À Distância): Atua no processamento de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, supervisionando desde a aquisição e beneficiamento da matéria prima até sua comercialização e distribuição. Executa o processamento de óleos vegetais transformando-os em biocombustíveis líquidos. Atua na produção de biocombustíveis sólidos a partir da utilização de produtos oriundos de florestas energéticas. Processa resíduos agropecuários objetivando sua transformação em biocombustíveis gasosos. Em sua atuação, auxilia o controle de qualidade da produção. Promove e incentiva a organização do associativismo na cadeia de produção de biocombustíveis. Atuando junto à Indústrias de biodiesel, Laboratórios de controle de qualidade, Usinas de açúcar e álcool, Destilarias, Empresas distribuidoras de biocombustíveis, Indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal, Fazendas de produção e Cooperativas.
CURSOS SUPERIORES NO CAVG
Tecnólogo em Viticultura e Enologia
O Curso é destinado aqueles que buscam capacitação para atuar junto a empresas do setor vitivinícola, planejanto, gerenciando, implantando e avaliando todas as etapas de produção.
O Tecnólogo em Viticultura e Enologia atua nos diversos setores da indústria de vinhos. Planeja, gerencia, implanta e avalia todas as etapas de produção, desde a escolha das cepas de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de somelier. A análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação; as atividades de controle ambiental, a cultura do vinho, dos espumantes e conhaques são também atribuições desse profissional
Gestão de Cooperativas
O Tecnólogo em Gestão de Cooperativas planeja e gerencia as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios, atuando na gestão de toda a organização. O cooperativismo é um movimento internacional que possui características peculiares, como doutrina, princípios, filosofia e legislação próprias. O profissional de gestão de cooperativas deve aplicar a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo, voltados à implementação e gerenciamento dos diversos setores de uma cooperativa. Tais profissionais poderão atuar em cooperativas singulares, cooperativas centrais ou federações e confederações de cooperativas, tais como: cooperativas de produtores, de consumo, mistas, de crédito, de trabalho e habitacionais.
Engenharia Hídrica
O principal objetivo do Curso da Engenharia Hídrica é formar profissional capaz de utilizar os conhecimentos científicos para o desenvolvimento de tecnologias que busquem de maneira continuada soluções para problemas da humanidade considerando aspectos políticos, econômicos, ambientais e sociais. Neste contexto, o Curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas tem por finalidade contribuir para o atendimento das demandas da sociedade bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, nas áreas de Hidrologia e Gestão de Recursos de Hídricos, Sistemas de Informações Hidrológicas: Hidrometria e Sistemas e Circuitos Hidráulicos: Água na Agricultura e Energia. O Engenheiro Hídrico deverá ser um profissional apto a atuar em todos os aspectos referentes ao uso e gestão do recurso “água”, incluindo seus aspectos técnicos, sociais e ambientais. É um profissional qualificado para avaliar, quantificar, projetar, montar, construir, fiscalizar e gerenciar serviços.
Inscrições para os Processos Seletivos
Cursos Técnicos: Inscrições até 5 de dezembro no site http://ces.ufpel.edu.br/cavg
Cursos Superiores: Inscrições até 12 de dezembro pelo Vestibular, no site http://ces.ufpel.edu.br/vestibular
Cursos a Distância: Inscrições até 3 de dezembro, no site http://ces.ufpel.edu.br .