Mestrado em Química traz pesquisadora portuguesa

27 de Novembro de 2008

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel traz a Pelotas a professora Maria Teresa Seabra dos Reis Gomes, da Universidade de Aveiro, Portugal. Ela proferirá nesta sexta-feira(28), às 9h, no Mini-Auditório do Instituto de Química e Geo Cienências (IQG), no Campus do Capão, o seminário Sensores de Massa: uma perspectiva analítica.

A professora Maria Teresa, de nacionalidade portuguesa, licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra em julho de 1983 e doutorou-se em Química, especialidade Química Analítica, pela Universidade de Aveiro, em janeiro de 1997. Ingressou como docente na Universidade de Aveiro em 1984, sendo neste momento professora associada.

Nos últimos 18 anos tem estado ligada ao grupo de Química Analítica, tendo lecionado disciplinas na área da Físico-Química e Química Geral. Os seus interesses científicos estão ligados ao desenvolvimento de metodologias analíticas e, em especial, ao desenvolvimento de novos sensores, campo onde publicou 40 artigos em revistas internacionais do SCI e dois capítulos de livros. Orientou três teses de doutoramento em sensores de massa e tem sido avaliadora (referee) de artigos submetidos às revistas Analytica Chimica Acta, Sensors and Actuators B, Langmuir, Journal of Chemical Education, Measurement. Science and Technology, IEEE Sensors Journal e Biosensors and Bioelectronics.

Foi Diretora do Advanced Study Institute (ASI) da NATO “Smart Sensors and MEMS”, ocorrido na Póvoa de Varzim (Portugal), em 2003, e é membro efetivo do Comitê Permanente do Ibersensor, cujo congresso bianual se realiza este ano,em São Paulo.