CIC revela produção científica para a comunidade

12 de Novembro de 2008

dscf4622.jpg Até a sexta-feira(14), parcela expressiva da produção científica e tecnológica da UFPel estará à mostra nas instalações do Sesi, no Parque do Trabalhador, durante a realização do 17º Congresso de Iniciação Científica(CIC) e do 10º Encontro de Pós-Graduação(Enpos). O CIC é o maior evento científico da Universidade, que ocorre anualmente, com os objetivos de, entre outros, fomentar a formação de novos pesquisadores, incentivar a pesquisa na região e interligar universidade e sociedade. Para esta edição do Congresso, foram inscritos 1.548 trabalhos.

“Queremos aumentar a integração entre os cursos da Universidade e a comunidade. Para tanto, neste Congresso, incentivamos a participação de colégios da cidade, especialmente os de ensino médio, para mostrar o que a UFPel está gerando e também despertar futuras vocações profissionais”, observou o coordenador do CIC, professor Orlando Lucca Filho, durante a cerimônia de abertura do evento, realizada no Centro de Integração do Mercosul, na terça-feira(11).

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPel, professor Manoel Maia, que representou o reitor Cesar Borges na abertura do Congresso, vê no evento um maior envolvimento de toda a comunidade universitária, que se mobilizou para tanto. “Com a realização do Congresso na cidade, a Universidade conta para todos o que faz, e não somente para si mesma”, observou.

Maia lembrou a mobilização da rede escolar para o evento, através de visitas feitas por comissão da Universidade e pediu para que todos, através de e-mails, mandassem sugestões e críticas, que serão aproveitadas na organização do próximo Congresso.

dscf4631.jpg O CIC foi aberto com a realização de uma mesa de conversa, sobre a temática nietzschiana: “Ver a ciência pela ótica do artista, mas a arte pela ótica da vida”, que teve como debatedores os professores Marcos Villela Pereira, da PUC-RS, César Victora, da UFPel, e André Macedo, também da UFPel, sendo mediadora a professora Carla Rodrigues, da comissão organizadora do Congresso.

Prêmios

Uma comissão de avaliação classificará os trabalhos apresentados nas seções orais do Congresso e concederá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada uma das áreas do conhecimento, que são as Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes.

Os pôsteres também serão avaliados por uma comissão, seguindo critérios estabelecidos pela comissão organizadora do evento. Somente os três melhores trabalhos selecionados pelos programas de pós-graduação para apresentação oral no Enpos serão premiados, independente da área de conhecimento.