PET FAUrb destaca-se no SIC UFRGS

10 de Novembro de 2008

pb057743.JPGO Grupo PET da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel) participou do XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, com trabalhos na área do planejamento, evolução, desenho e memória urbana, bem como história dos egressos do Grupo. Os alunos Marina Carvalho, Simone Reckziegel, Marcus Saraiva, Jeremias Formolo e Sabrina Rau representaram a FAUrb com trabalhos de destaque em suas áreas de pesquisa.

O trabalho apresentado por Sabrina Rau, intitulado “Alternativas e potencialidades no desenvolvimento de sistemas cicloviários” , com orientação do professor Maurício Polidori, foi premiado no Salão, na área do planejamento urbano. A investigação identifica, descreve e analisa 10 cidades no mundo que implantaram com sucesso sistemas cicloviários urbanos, com ganhos de eficiência, eqüidade, qualidade e sustentabilidade. O sistema cicloviário de Bogotá é destacado no trabalho, concentrando qualidades de desenho viário, dotação de infra-estrutura, integração com outros meios de transporte, gestão e educação ambiental urbana, podendo ser referência para o caso brasileiro.

O trabalho de pesquisa está sendo continuado, devendo assumir como objeto de estudo uma ou mais cidades da região de abrangência da UFPel, em 2009.