Oficina de Cerâmicas Históricas no ICH

10 de Novembro de 2008

Será realizada a “Oficina de Cerâmicas Históricas”, a ser ministrada pela arqueóloga cubana Lourdes Domínguez, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, abordando aspectos variados sobre as cerâmicas históricas, dos séculos XVI a XIX, com destaque ao contexto do Caribe, Antilhas e América Central. O local será o ICH da UFPel, sala 145, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas na secretaria do ICH, na rua Alberto Rosa, 154.

A professora vem como convidada do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, por meio de parceria com o Núcleo de Estudos Estratégicos da UNICAMP, estando vinculada à programação da disciplina “Novas perspectivas da Arqueologia histórica”, ministrada pelos professores Fábio Vergara Cerqueira e Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP), colaborador do programa.

Entre as atividades da professora Domínguez, incluem-se também:

- 11/11, terça-feira, 19 horas, no prédio da Museologia (rua Santa Tecla): “O Programa de Preservação do Patrimônio Cultural em Cuba”

- 13/11, quinta-feira, 19 horas, no prédio da Museologia: “Relações entre europeus e indígenas nos primeiros tempos da colonização da América - perspectivas arqueológicas e antropológicas.”

- 20/11, quinta-feira, 19 horas, no prédio da Museologia: Mesa-redonda: “O que é arqueologia?”. Participantes: Lourdes Domínguez (Oficina del Historiador, La Habana, Cuba), Pedro Paulo Abreu Funari (NEE/UNICAMP), Alejandro Navajo (Pesquisador Associado da Universidad Autonoma de Yucatan, México).