Inauguradas novas instalações do ambulatório da Medicina

8 de Novembro de 2008

dscf4506.jpg Até o começo de dezembro, o ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel estará funcionando em novas e modernas instalações, que foram oficialmente inauguradas durante ato realizado na manhã de sábado(8). O ambulatório ocupará área originalmente destinada à instalação do pronto-atendimento da Faculdade, nos fundos da unidade, próximo à Rodoviária de Pelotas, projeto que esbarrou na impossibilidade de contratação de pessoal.

Conforme o diretor da Faculdade, professor Farid Nader, todas as especialidades que hoje funcionam na Medicina estarão disponíveis nas novas instalações. Com vantagens. Os atendimentos ganharão modernidade e mais qualidade. Com a mudança, é esperado ainda um aumento no número de atendimentos, que hoje fica entre 48 e 50 mil ao ano. Além da nova infra-estrutura física, o ambulatório ganha novos equipamentos, como uma esteira para ergometria e um ultra-som.

dscf4497.jpg Somam-se aos novos recursos três ambulâncias zero quilômetro, adquiridas com verbas do MEC, dotadas de equipamentos de suporte básico de atendimento, que serão usadas para o transporte de pacientes para outras casas de saúde ou para o pronto-socorro municipal. Com a mudança do ambulatório, as antigas instalações darão lugar à biblioteca da Faculdade.

Durante a cerimônia, foi lançada a construção do Núcleo de Neuro-Desenvolvimento Professor Mário Coutinho, cujas futuras instalações estarão voltadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão, em benefício de crianças com transtornos de desenvolvimento neuropsicomotor e transtornos de aprendizagem. De acordo com o professor Danilo Rolim de Moura, coordenador do Núcleo, que funciona há dois meses na Faculdade, o setor terá quatro consultórios, salas para atendimentos em fonoaudiologia, de estimulação para crianças com dificuldades motoras, um mini-auditório e uma biblioteca. O nome do Núcleo é uma homenagem ao pioneirismo do professor Coutinho na área de neurologia e à sua participação na criação da Faculdade de Medicina.

Atos

Descerraram a placa de inauguração das novas instalações do ambulatório o reitor da UFPel, Cesar Borges, o diretor da Faculdade de Medicina e os professores Naum Keiserman e Mário Coutinho. Em sua fala, Nader agradeceu o apoio da administração central da Universidade na consecução da obra. “Foi um somatório de esforços ao longo dos anos. Este é um dos maiores empreendimentos da Faculdade”, observou.

dscf4543.jpg Da mesma forma que o diretor da Medicina, o reitor, em seu discurso, fez uma saudação aos professores Naum Keiserman e Mário Coutinho. Ele recordou que o ambulatório estava previsto como primeira parte das obras do futuro Hospital-Escola e que agora esta etapa está concretizada.

Ainda em sua fala, o reitor anunciou a liberação de R$ 200 mil para o começo imediato, já nesta segunda-feira(10), das obras do Núcleo  de Neuro-Desenvolvimento Professor Mário Coutinho. A inauguração da obra está prevista para 25 de maio de 2009. Inserido no contexto de atividades do Núcleo, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o reitor anunciou o oferecimento de dois novos cursos de graduação no próximo Vestibular de Inverno da UFPel, em julho de 2009, que serão os de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Atendimentos

Os horários para agendamento de consultas no ambulatório serão às 7h30min, para consultas pela manhã, e às 12h30min, para a tarde, de segundas a sextas-feiras. Os pacientes devem levar um documento de identidade, que servirá para a confecção da carteira do SUS.

dscf4571.jpg Os atos de inauguração do novo ambulatório e de lançamento das obras do Núcleo de Neuro-Desenvolvimento fizeram parte das comemorações dos 40 anos de formatura da primeira turma da Faculdade.