Sebrae/RS e UFPel incentivam empreendorismo: Parceria com a FEA resulta em palestra para graduandos

7 de Novembro de 2008

Uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e o curso de Engenharia Agrícola da UFPel fomentará o empreendedorismo na região Sul do Rio Grande do Sul. Para dar início à ação, na próxima segunda-feira(10) será promovida a palestra com o tema “Empreendedorismo”, voltada a estudantes do curso de graduação de Engenharia Agrícola. O encontro será realizado às 20h, no Centro de Integração Mercosul, à rua Andrade Neves, nº. 1529.

A assistente-técnica do Sebrae/RS, Tenille Drews da Silva, responsável pela organização do evento, explica que a palestra atende à proposta do projeto Atendimento Individual Sul, desenvolvido pelo Sebrae/RS. “O foco do projeto é disseminar conhecimento e informação sobre gestão e empreendedorismo para candidatos a empresários e empresários de estabelecimentos constituídos com até dois anos”, afirma. Segundo Tenille, a idéia é expandir a iniciativa para outros cursos. “Queremos conscientizar os estudantes de que, em todas as atividades, é preciso ser empreendedor”, salienta. Somente este ano, o projeto atendeu mais de 2,3 mil empreendedores de todos os setores econômicos da região Sul do Estado.

Para o professor e tutor do grupo PET-FEA (Programa de Educação Tutorial - Faculdade de Engenharia Agrícola), Orlando Pereira-Ramirez, a palestra mostra outra realidade de mercado para os estudantes de Engenharia Agrícola. “Eles devem ampliar sua visão, saber que o mercado não é formado apenas por empregados”, lembra. Para promover ações que incentivem o empreendedorismo e outros temas, a Faculdade de Engenharia Agrícola escolheu um grupo de 12 alunos para integrar o PET. Esse grupo tem a tarefa de realizar palestras e eventos que agreguem qualidade ao currículo da Universidade. De acordo com Ramirez, os graduandos da UFPel promovem também visitas técnicas mensais a empresas, participam de feiras e exposições como a Expointer (em Esteio/RS), Expodireto (em Não-me-Toque/RS), Semana Acadêmica, fóruns e debates.

De acordo com o palestrante e consultor do Sebrae/RS, Érico Grequi, essa é uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem os obstáculos que serão enfrentados no mercado após o período acadêmico e também saberem quais são as vantagens do profissional com perfil empreendedor. “Há pouco tempo, o empreendedor trazia a inovação para a sua empresa e não se importava com outros aspectos da gestão. Essa realidade mudou. Hoje, o empresário deve ter também a capacidade de planejamento”, adianta.

Temática

A palestra abordará as seguintes questões: Deixar de ser empregado ou ser empreendedor?; Os desafios: como ser gerente, técnico e empreendedor; As características do comportamento empreendedor; O caminho do sucesso; e Sócios: união de talentos ou conveniências. Grequi também pretende adaptar sua palestra – normalmente voltada a empresários – para graduandos de Engenharia Agrícola. Com isso, os estudantes também conhecerão quais são as tendências do mercado e os novos nichos de negócio em maquinário agrícola, biodiesel, entre outros. Ao final, os estudantes irão assistir ao filme Agro 2020, produzido pelo Sebrae/RS, que projeta o futuro do setor do agronegócio.

(Assessoria de Comunicação/Sebrae/RS)