Durante a 36ª Feira de Pelotas está sendo lançado o livro “Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares”, desenvolvido em conjunto com o Projeto de Extensão com a mesma denominação que se encontra em fase de conclusão. O público do curso é formado por professores da rede pública municipal, acadêmicos e outros profissionais. O projeto iniciou no final de 2007, e durante o ano foi produzida a publicação com os trabalhos dos mestrandos da primeira turma do mestrado em memória social e patrimônio cultural, bem como aulas em diversos locais que revelam fragmentos da história de Pelotas e de sua memória social, e potencializam narrativas da cidade e possibilitam a fruição destes espaços.
Uma pedagogia para adultos, dialogando com os trabalhos da pós graduação, e oferecendo possibilidades de abordagens destes conteúdos na escola e em outros locais foi o objetivo deste curso. O projeto passou pelo Centro de Integração do Mercosul, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação, Biblioteca Pública Pelotense, Casarão 2, Casarão 8, Colônia Maciel e Gruppelli, Instituto Simões Lopes, Museu da Baronesa e Colégio Municipal Pelotense, e agora no dia 8/11 no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, e após no dia 22/11 retorna ao Centro de Integração do Mercosul e finaliza no dia 06/12 com uma viagem a Nova Hartz.
Relacionando então as pesquisas dos mestrandos compartilhada com o trajetória de alguns professores e percebendo a importância do patrimônio cultural e da memória social, assim como profissionais e instituições que trabalham na sua preservação e difusão.
Em conjunto com a apresentação do livro estará a exposição “Educação e Patrimônio” organizada pela mestranda Denise Marroni, que conta com imagens do jornalista Carlos Cogoy, e tem ainda narrativas de outros participantes. Este é um momento de produção coletiva e avaliação da proposta, momento indispensável em qualquer trabalho.
O projeto é coordenado pelos Profs Fábio Cerqueira e Ester Gutierrez, e organizado pelos mestrandos Denise Marroni e Alan Melo. Seguem abaixo inserções dos coordenadores e do Prof° Pedro Paulo Funari sobre a publicação do projeto.
“A educação patrimonial, ao mesmo tempo em que deve estimular o conhecimento e valorização dos testemunhos culturais e identitários das comunidades locais, deve também encetar nelas o sentimento de tolerância para a diversidade cultural, a sensibilidade para admirar a cultura dos outros povos, de outras regiões e outras épocas, cujos registros culturais expressam a riqueza da cultura humana.” (Fábio Vergara Cerqueira)
“O entendimento das múltiplas formas do patrimônio implica em compreender a diversidade natural e cultural. Por isso, o patrimônio não configura uma área do conhecimento. Está em diferentes matérias e disciplinas. É multidisciplinar.” (Ester Judite Bendjouya Gutierrez)
“A Educação Patrimonial tem adquirido importância crescente, para uma gama de profissionais envolvidos na preservação do patrimônio, como jornalistas, professores, gestores, profissionais de museus, entre outros campos. Este volume congrega, a partir de abordagens variadas e multidisciplinares, uma série de estudos, em torno de três eixos: educação e patrimônio, aspectos conceituais e legais e diversidade de expressões. A diversidade encontra-se no centro das discussões da literatura internacional e da política patrimonial internacional e brasileira. O patrimônio só adquire pleno sentido na medida em que as pessoas estejam incluídas no planejamento e na gestão patrimonial e possam, desta forma, determinar suas características e possibilidades. Esse envolvimento da sociedade no cuidado do patrimônio depende de uma defesa ativa da diversidade como valor, de modo a permitir que as pessoas participem, com suas especificidades e diferenças, da vivificação patrimonial. A Unesco e outros organismos internacionais têm enfatizado a diversidade patrimonial, assim como a constituição brasileira e a legislação, em seus diversos níveis. Este volume insere-se, de forma criativa, nessa valorização de perspectivas participativas e transdisciplinares e constitui uma contribuição para especialistas e interessados no patrimônio.” (Pedro Paulo A. Funari, Professor Titular da Unicamp)”.
O projeto possui apoio do Instituto de Memória e Patrimônio, Universidade Federal de Pelotas, Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Pública Pelotense, Digital Foto Arte, Refrigerantes Biriva (Biri), e agradece a também a cobertura da imprensa e dos espaços que acolheram a proposta como a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Simões Lopes.
Livro Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares é lançado na Feira
7 de Novembro de 2008
Seção: Notícias