Faculdade de Medicina inaugura novas instalações do ambulatório

7 de Novembro de 2008

Serão inauguradas às 10h deste sábado(8) as novas instalações do ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel, situadas de frente para a rua Almirante Guilhobel, próximo à Estação Rodoviária de Pelotas. As dependências, que conforme o diretor da Faculdade, professor Farid Nader, são de ponta na área ambulatorial, correspondem a apenas um terço do espaço total da obra. Os outros dois terços serão completados depois e terão capacidade para mais 80 ambulatórios.

Para se ter uma idéia do significado da ampliação do setor, o diretor lembra que, somente em 2007, a Faculdade realizou 50 mil atendimentos ambulatoriais, de todas as especialidades. De acordo com Nader, as verbas que permitiram o aumento de espaço são oriundas da Consulta Popular do Conselho Regional de Desenvolvimento(Corede) de 2004. O diretor ressalta que ainda há mais R$ 1,2 milhão, recursos aprovados em 2005, mas que se encontram bloqueados, destinados à segunda etapa da obra. Ele frisou que a ampliação se deve a um esforço da administração central da UFPel.

O ato de inauguração, a ser presidido pelo reitor Cesar Borges, faz parte das comemorações dos 40 anos de formatura da primeira turma da Faculdade e deverá contar com a presença do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

Núcleo de Neuro-Desenvolvimento

No mesmo local, também será lançado o Núcleo de Neuro-Desenvolvimento Professor Mário Coutinho, cujas futuras instalações estarão voltadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão, em benefício de crianças com transtornos de desenvolvimento neuropsicomotor e transtornos de aprendizagem.

O professor e neurologista Mário Ferreira Coutinho, que dá nome ao Núcleo da UFPel, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina, no tempo da Instituição Pró-Ensino Superior no Sul do Estado (Ipesse), e participou do credenciamento da Faculdade no Conselho Federal de Educação, no Rio de Janeiro. Atuou também na Rússia e na Faculdade Federal de Ciências Médicas, em Porto Alegre, e teve marcante carreira na Universidade Nacional (RJ). Tem mais de 80 anos e foi cassado no período militar.