Simpósio Nacional de Educação Física discute a inclusão social

6 de Novembro de 2008

simpo-27-esef-1.jpg Está sendo realizado, até o sábado(8), na Escola Superior de Educação Física(Esef) da UFPel, o XXVII Simpósio Nacional de Educação Física, que tem como grande objetivo discutir estratégias, programas e ações de inclusão social, especialmente para portadores de deficiências e pessoas em risco social. Participantes e palestrantes de todo o país estão debatendo o tema central do evento, que é Inclusão: os caminhos da Educação Física e do Esporte na promoção de um estilo de vida ativo.

“O Simpósio é um fórum de discussões para a melhoria do processo de inclusão social”, afirmou o coordenador do evento, professor Alexandre Marques, na abertura do encontro, no fim da tarde da quarta-feira(5). O diretor da Esef, professor José Francisco Schild, lembrou os 27 anos de realização do Simpósio e a sua organização. “É um evento com alto nível de cientificidade, desenvolvido num clima alegre”, observou. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Vitor Hugo Manzke, o Simpósio atingiu um grau de maturidade invejável. Ele saudou a escolha da inclusão como tema central do encontro. “Este evento mostra uma universidade viva e pujante”, frisou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Manoel Maia.

O vice-reitor da UFPel no exercício da Reitoria, professor Telmo Pagana Xavier, abrindo oficialmente o evento, fez uma homenagem ao iniciador do encontro, em 1980, o professor já aposentado Paulo Mello. Lembrou que o Simpósio é um evento não somente científico, mas também de extensão. “Hoje, a Esef exporta muitos de seus trabalhos”, sublinhou o vice-reitor, que é professor daquela escola.

A palestra de abertura do Simpósio, com o tema A Ciência e seus limites, foi proferida pelo professor da UFRGS Clovis Wannmacher. O encontro consta de conferências; mesas-redondas, cursos e apresentação de trabalhos. Para a discussão do tema central, a comissão científica convidou oradores de destaque no cenário nacional e internacional, para as conferências de abertura, de encerramento e para participação nas mesas-redondas. Com relação aos cursos, os temas foram escolhidos de acordo com levantamento realizado anteriormente, visando atender aos interesses da comunidade acadêmica. As comunicações orais e pôsteres serão organizados por sessões temáticas da área da saúde, inclusão, educação física e esporte.

. Cássio de Miranda Meira Jr. - USP

Temas das Mesas-redondas

Inclusão: Educação Física e escola

Estilo de Vida, Natureza e Deficiência