Está sendo realizado, até o sábado(8), na Escola Superior de Educação Física(Esef) da UFPel, o XXVII Simpósio Nacional de Educação Física, que tem como grande objetivo discutir estratégias, programas e ações de inclusão social, especialmente para portadores de deficiências e pessoas em risco social. Participantes e palestrantes de todo o país estão debatendo o tema central do evento, que é Inclusão: os caminhos da Educação Física e do Esporte na promoção de um estilo de vida ativo.
“O Simpósio é um fórum de discussões para a melhoria do processo de inclusão social”, afirmou o coordenador do evento, professor Alexandre Marques, na abertura do encontro, no fim da tarde da quarta-feira(5). O diretor da Esef, professor José Francisco Schild, lembrou os 27 anos de realização do Simpósio e a sua organização. “É um evento com alto nível de cientificidade, desenvolvido num clima alegre”, observou. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Vitor Hugo Manzke, o Simpósio atingiu um grau de maturidade invejável. Ele saudou a escolha da inclusão como tema central do encontro. “Este evento mostra uma universidade viva e pujante”, frisou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Manoel Maia.
O vice-reitor da UFPel no exercício da Reitoria, professor Telmo Pagana Xavier, abrindo oficialmente o evento, fez uma homenagem ao iniciador do encontro, em 1980, o professor já aposentado Paulo Mello. Lembrou que o Simpósio é um evento não somente científico, mas também de extensão. “Hoje, a Esef exporta muitos de seus trabalhos”, sublinhou o vice-reitor, que é professor daquela escola.
A palestra de abertura do Simpósio, com o tema A Ciência e seus limites, foi proferida pelo professor da UFRGS Clovis Wannmacher. O encontro consta de conferências; mesas-redondas, cursos e apresentação de trabalhos. Para a discussão do tema central, a comissão científica convidou oradores de destaque no cenário nacional e internacional, para as conferências de abertura, de encerramento e para participação nas mesas-redondas. Com relação aos cursos, os temas foram escolhidos de acordo com levantamento realizado anteriormente, visando atender aos interesses da comunidade acadêmica. As comunicações orais e pôsteres serão organizados por sessões temáticas da área da saúde, inclusão, educação física e esporte.
. Cássio de Miranda Meira Jr. - USP
Temas das Mesas-redondas
Inclusão: Educação Física e escola
Estilo de Vida, Natureza e Deficiência
Programas e Projetos Sociais Inclusivos
Esporte Adaptado: na escola e no rendimento
Temas dos Cursos
Atividades adaptadas na infância – Prof. Ulisses Araújo – Cetefe/Brasília
Metodologia dos esportes coletivos na escola – Prof. Pablo Greco - UFMG
Educação física escolar e os ciclos de ensino - Profª Neiva Pereira - FSG
Atividade física e saúde – José Cazuza – UFPB
Aprendizagem motora: organização da prática e fornecimento de informações - Prof. Cássio de Miranda Meira Jr. - USP
Cronograma
06/11 - Quinta-feira
8h às 12h – Cursos
14h às 16h – Mesa-redonda 1: Programas e Projetos Sociais Inclusivos
16h às 17h - Sessão de Pôsters 1 - Intervalo
17h às 19h – Mesa-redonda 2: Inclusão: Educação Física e a Escola
19h10min às 20h30min - Oficinas de Atividades Adaptadas
07/11 - Sexta-feira
8h às 12h – Cursos
14h às 16h – Mesa-redonda 3: Estilo de Vida, Natureza e Deficiência
16h às 17h - Sessão de Pôsters 2 - Intervalo
17h às 19h – Mesa-redonda 4: Esporte Adaptado: na Escola e no rendimento
19h10min às 20h30min - Oficinas de Atividades Adaptadas
08/11 - Sábado
8h às 12h – Cursos
14h às 16h – Apresentação dos Trabalhos Orais
16h – Encerramento.