Professor Fábio Cerqueira é conferencista convidado em evento na UFPR

6 de Novembro de 2008

Entre os dias 4 e 7 de novembro, realiza-se em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), numa promoção do Setor de Letras Clássicas do Departamento de Letras, o II Simpósio Antigos e Modernos, sob coordenação do professor Pedro Ipiranga Júnior, tendo como tema “Caminhos da alteridade: o outro na religião, na história e na literatura”.

O professor dr. Fábio Vergara Cerqueira participa como conferencista convidado, ministrando a conferência “Musicistas, poetisas e artesãs na Grécia antiga. Reflexões sobre a alteridade feminina no mundo do trabalho e na vida intelectual e artística”, a ser apresentada nesta quinta-feira, das 9h às 10h15min.

Resumo: “O conceito de alteridade pode estar a serviço da reflexão sobre vários temas de estudo, um deles é a questão de gênero. Aborda-se o “outro feminino”, propondo um desenvolvimento ao tema que se insere na revisão em curso, desde meados dos anos 1990, sobre a condição da mulher na Grécia antiga. São focalizados aspectos relativos à participação de mulheres no mundo do trabalho e na vida intelectual e artística, analisando de forma cruzada evidências iconográficas e literárias.

Esse “outro feminino” poderá ser encarado de duas formas: o outro com relação à mulher antiga tipificada na literatura histórica do século XX ou o outro com relação à ideologia misógina hegemônica na pólis grega. O estudo acerca das musicistas, poetisas e artesas é desafiante, pois não somente permite colocar em cheque alguns axiomas sobre os estudos de gênero no Mundo antigo, mas nos permite igualmente verificar situações cotidianas que desafiam um modelo social dominante, que propugnava a completa exclusão feminina. Partindo da iconografia, propõe-se considerar sob uma nova perspectiva algumas evidências reportadas pela tradição literária, cujas implicações não têm sido devidamente valorizadas nas narrativas históricas sobre a mulher na sociedade grega antiga: este é o caso das referências imagéticas e literárias a oleiras, vendedoras de óleo, coletoras de frutas, tecelãs, poetisas, professoras, musicistas.”