NDH recebe cartilha manuscrita por Simões Lopes em 1907

6 de Novembro de 2008

cartilha_jsln_1.jpg cartilha_jsln_21.jpg O Núcleo de Documentação Histórica(NDH) da UFPel recebeu, através de doação da professora Helga Piccolo, da UFRGS, à professora Beatriz Ana Loner, coordenadora do NDH, uma Cartilha de Alfabetização manuscrita de autoria do escritor João Simões Lopes Neto, datada de 1907. O documento era de conhecimento dos pesquisadores da área de educação e literatura do Rio Grande do Sul. Contudo, nenhum pesquisador o havia visto, julgando-se mesmo que poderia ter sido extraviado ou estivesse com algum colecionador.

Adquirido em um sebo pela professora Helga há cerca de 30 anos, foi “redescoberto” atualmente quando esta fazia um inventário de sua biblioteca (com cerca de 5 mil obras) a fim de doar alguns títulos. Ao verificar que o manuscrito inédito tratava-se de uma obra do autor pelotense, não teve dúvidas de que o mesmo deveria voltar à sua terra natal, entregando-o aos cuidados da amiga e ex-aluna, a professora Loner.

O destino final da obra será o Instituto João Simões Lopes Neto, que a receberá através de instrumento de doação em comodato, ficando ao NDH o direito de utilização da cartilha que já foi digitalizada.