27º Simpósio Nacional de Educação Física abre hoje na Esef

5 de Novembro de 2008

foto-esef.JPG

Com o objetivo de fornecer subsídios para a implantação e desenvolvimento de novos programas de saúde, voltados ao atendimento a pessoas com deficiência e em risco social, a Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel) realiza, de hoje(5), às 18h, até sábado, o XXVII Simpósio Nacional de Educação Física, tendo como tema Inclusão: os caminhos da Educação Física e do Esporte na promoção de um estilo de vida ativo.

Através de palestras, mesas-redondas, apresentação de painéis, encontro de autoridades governamentais e não-governamentais e apresentações culturais, o evento pretende constituir um fórum aberto de discussões, que motivem a comunidade científica e leiga a buscar soluções efetivas na melhoria do processo de inclusão social.

As atividades serão realizadas na sede da Escola, à rua Luis de Camões, 625 – Cohab Tablada. Contatos: telefone: (53) 3273-2752, e-mail simposioesef2008@yahoo.com.br .

Programa Científico

Conferências;

Mesas-redondas;

Cursos;

Apresentação de trabalhos.

Para a discussão do tema central, a Comissão Científica do Congresso convidou oradores de destaque no cenário nacional e internacional, para as conferências de abertura, de encerramento e para participação nas mesas-redondas. Com relação aos cursos, os temas foram escolhidos de acordo com levantamento realizado anteriormente, visando atender aos interesses da comunidade acadêmica. As comunicações orais e pôsteres serão organizados por sessões temáticas da área da saúde, inclusão, Educação Física e esporte.

Entre os convidados, já estão confirmados os professores Isabel Mesquita–Fade/ Universidade do Porto, Sílvia R. de Pinho Bortoli–Ministério do Esporte,  Rosilene Diehl e Claudio Mandarino–Ulbra, Ulisses de Araújo– Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe/Brasília),  Pablo Greco–UFMG, Verena Pedrinelli–USJT/SP, Mey de Abreu Van Munster– UFSCAR, Ruth Cidade–UFPR, Sergio Gatt–CPB e Leonardo Mataruna– Unicamp.Prof. Cássio de Miranda Meira Jr. - USP

Temas das Mesas-redondas

Inclusão: Educação Física e escola

Estilo de Vida, Natureza e Deficiência