Curso de Hidrometria faz visitas técnicas

3 de Novembro de 2008

dscf0164.JPG No dia 29 outubro, os alunos do Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos realizaram visitas técnicas na Granja Quatro Irmãos do município de Rio Grande, onde puderam observar as estruturas de captação e distribuição de água para as lavouras de arroz. A granja cultiva 6,2 mil hectares de arroz irrigado por inundação com captação da Lagoa Mirim e Caiubá, num complexo de distribuição de água de mais de 70 km de canais de distribuição e três estações de racalque de água principais. Os alunos puderam acompanhar os procedimentos e estratégias de controle da água distribuídas na propriedade.

No dia 30, quinta-feira, o grupo se dirigiu ao Município de Camaquã, onde teve a oportunidade de visitar as Instalações da Associação dos Usuários do Distrito de Irrigação do Arroio Duro - AUD e, recebidos pelo Agrônomo Everton Fonseca, tiveram a oportunidade de acompanhar importante etapa da construção de Barragem de Terra do Projeto de Controle de cheias do Arroio Maria Ulguim, obra contratada pelo Município de Camaquã e controlada pela AUD que também servirá para atender demandas de áreas cultivadas com arroz, de produtores da Associação, com a agricultura irrigada. A AUD gerencia o armazenamento de água do Arroio Duro e o Levante do Rio Camaquã que permitem a irrigação de arroz por inundação de aproximadamente 21 mil hectares de seus associados,criteriosamente distribuídos e controladas as vazões e volumes de água permitindo eficiência do sistema e ampliação permanente de áreas de arroz. Os alunos foram acompanhados pelo Prof. Gilberto Loguercio Collares, professor e Coordenador do Curso.