Dentro da programação comemorativa aos 90 anos do Conservatório de Música da UFPel e aos 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas, ocorre nesta quarta-feira(22), às 20h, no Teatro Sete de Abril, o recital de Laura de Souza, canto, a maior soprano brasileira wagneriana da atualidade, e de Max Uriarte, no piano. O projeto tem o apoio da Fiergs e do Sesi e é uma produção da Ato Produção Cultural. O ingresso será a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.
Laura de Souza
Soprano
Diplomada em Piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, Laura de Souza dedicou- se ao estudo do Canto Lírico a partir de 1983, na Hochschule für Musik und darstellende Kunst Hamburg, Alemanha.
Iniciou sua carreira internacional em concertos na Filarmonia de Berlim, com o Berliner Kantatenensemble e na Sala Giuseppe Verdi do Conservatório de Música de Milão como solista da Orquestra da RAI.
Sua formação vocal teve lugar em Hamburgo, Paris, Milão e Munique, e dentre seus mestres contam nomes como Ugo Ugaro, Eduardo Abumrad,Thomas Tipton e William Workmann. É vencedora de importantes Concursos Internacionais de Canto como Cagliari, Itália em 1988 (Primeiro Prêmio), e Rio de Janeiro em 1991(Primeiro Grande Prêmio), sendo a única brasileira a ter obtido tais premiações, além de ter sido escolhida como Melhor Cantora Brasileira no referido concurso.
De
Seus principais papéis operísticos são Cio-cio-san (Madama Butterfly), Manon (Manon Lescaut), Angelica (Suor Angelica), Liù (Turandot) ,Tosca de G. Puccini, Donna Anna (Don Giovanni) de W.A. Mozart, Aída e Elisabetta (Don Carlo) de G. Verdi, Ariadne (Ariadne auf Naxos) de R.Strauss, Elisabeth (Tannhäuser) e Sieglinde (Die Walkürie) de R.Wagner.
Foi dirigida cênicamente por grandes nomes como Herbert Wernicke, por ocasião de seu debut europeu, na opereta “Sangue Vienense” de J.Strauss no Theater des Westens em Berlim, Wolfram Mehring em “Fausto” de Ch.Gounod no Deutches Nationaltheater Weimar, Aidan Lang em “Don Giovanni” no Teatro Alfa de São Paulo e em “A Valquíria” de R.Wagner durante o VI Festival Amazonas de Ópera e pelo famoso cineasta alemão Werner Herzog em “Tannhäuser” de R.Wagner no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Sua intensa atividade concertística inclui participações
Em 2005 realizou a estréia latino-americana de “Erwartung” de Arnold Schoenberg, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, foi solista da ópera portuguesa “A Serrana”de Alfredo Keil, com a WDR-Orchester (Rádio Alemã do Oeste). Após gravações para aquela rádio, a obra foi apresentada Bonner Musikfest, na ópera de Bonn e no Dresdner Musikfestpiele na Semperoper, em Dresden.
Participou da abertura da temporada 2007 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em “As Bodas de Figaro”, bem como da série de concertos da Orquestra Filarmônica de Bogotá, interpretando as “Quatro Últimas Canções”de R.Strauss.
Em 2008, foi solista do Réquiem Alemão, de J.Brahms com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, e estreou o papel de Alice Ford em “Falstaff de G.Verdi, também no TMSP, omde estará interpretando “Madama Butterfly”em junho próximo.
No âmbito pedagógico, Laura de Souza tem ministrado inúmeros seminários intensivos para solistas, coristas e atores na Alemanha e no Brasil, e mantém o compromisso com o desenvolvimento do estudo musical e vocal de jovens cantores líricos, implantando e dirigindo projetos como “Lied em Cena” , “Ópera Jovem”, “Verões Musicais” e “Encontro Intensivo de Ópera”, este último apoiado pelo Instituto Goethe de Porto Alegre, RS.
Max Uriarte, piano
Natural de Porto Alegre, RS, estudou no Instituto de Artes da UFRGS (Bacharelado em Piano) e posteriormente na Hochschule für Musik de Viena e no Konservatorium und Musikhochschule de Zurique (Konzertreifediplom). Recebeu por duas vezes a “Bolsa de Viaje” do Governo Basco (Espanha) para a realização de estudos no exterior. Entre seus mestres incluem-se Caio Pagano, Emma Jiménez, Carmen Graf-Adnet e Jürg von Vintschger (Piano), tendo sido aluno também do distinguido professor Karl Heinz Füssl (Forma e Análise), editor- chefe da Universal Edition (Viena) e de Hannelore Feigl (Canto lírico e Interpretação de “Lied”). Realizou também Master-classes com Hans Graf no Mozarteum de Salzburgo e com Joaquín Achúcarro em Valência (Espanha). Esteve radicado em Viena (Áustria) de
Iniciou sua trajetória sendo premiado diversas vezes nos concursos para Jovens Solistas das Orquestras Sinfônicas do Estado de São Paulo, de Porto Alegre e de Recife. Participou também dos Festivais Internacionais de Gramado e Campos do Jordão. Na Europa, apresentou-se como recitalista na Áustria, Suíça, Itália e Espanha. No Brasil, tem sido solista convidado de orquestras como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Unisinos, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA, Camerata Florianópolis, Orquestra Sinfônica de Recife e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Atuou sob a batuta de regentes como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Alessandro Sangiorgi, Guillermo Scarabino, Manfredo Schmiedt, Arlindo Teixeira, Jeferson Della Rocca, Antonio Borges Cunha,Tiago Flores, entre outros.
É fundador e Diretor Artístico, juntamente com Laura de Souza, do Festival Internacional de Música Verões Musicais (GramadoRS), no qual é responsável pelas oficinas de Piano e Música de Câmara. Integra o “Neukomm Trio”, juntamente com o oboísta Luís C. Justi e o trompista Philip Doyle (membros do Quinteto Villa-Lobos, RJ), com o qual já se apresentou em diversas capitais brasileiras.
Em janeiro de 2006 fez parte do corpo docente do XX Seminários Internacionais de Música de Salvador (BA), tendo também executado obras de Sigismund Neukomm com o “Neukomm Trio” e com Lucas Robatto (flauta). Em março, durante a sexta edição de “Verões Musicais”, em Canela (RS), apresentou-se ao lado de Zygmunt Kubala (violoncelo) e de Diego Grendene (clarinete). Participou do concerto de abertura da temporada 2006 da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro em um programa dedicado a W. A. Mozart, apresentando seus concertos para dois e para três pianos e orquestra ao lado de Gilberto Tinetti (SP) e Ney Fialkow, sob a regência de Antonio C. B. Cunha. No mês de junho foi solista junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no concerto
Entre suas atividades na temporada 2007 estão as estréias absolutas na América Latina dos dois concertos para piano e orquestra de Antonio Salieri, escritos ambos em 1773 e muito pouco executados desde então. No mês de maio (06) será apresentado o concerto em Dó maior com a Orquestra de Câmara da ULBRA
Em 2008 estará participando das temporadas oficiais da Camerata Florianópolis e da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (Concertos CEEE) além de ser solista com a Orquestra de Câmara Pró-Música de Juiz de Fora integrando a programação do 19° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
Repertório
G. F. HAENDEL (1685-1759)
“Lascia ch’io pianga…” –Rinaldo (Ária de Almirena)
C. W. GLUCK (1714-1787)
“O del mio dolce ardor…”- Elena e Paride
F. SCHUBERT (1797-1828)
An die Musik (Schober)
Ständchen (Rellstab)
Seligkeit (Hölty)
S. NEUKOMM (1778-1858)
Valse para pianoforte (Rio de Janeiro, 1819)
Seis Variações sobre uma contradança inglesa para pianoforte (escritas por requisição da Princesa Real, D. Leopoldina - Rio de Janeiro, 1819)
R. STRAUSS (1864-1949)
Allerseelen (H .v. Gilm)
Zueignung (H. v. Gilm)
A. C. GOMES (1836-1896)
Quem sabe?
H. VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia sentimental
G. GERSHWIN ( 1898-1937)
Porgy and Bess – “Summertime”
L. BERNSTEIN (1918-1990)
J. KANDER (1927- )
Cabaret – “Maybe this time…”
F. LEHÁR (1870-1948)
A Viúva Alegre – “Vilja Lied”
G. PUCCINI (1858-1924)
“O mio babbino caro…”- Gianni Schicchi
F. CILEA (1866-1950)
“Ecco, respiro appena…Io son l’umile ancella…” – Adriana Lecouvrer