V Taller Didáctico de Espanñol obtém sucesso

14 de Outubro de 2008

5taller_3691.jpgFoi grande a repercussão para a área de ensino do espanhol, obtida pelo V Taller Didáctico de Espanñol, promovido pela Faculdade de Letras, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Centro de Integração do Mercosul e Centro de Educação a Distância (Cead/UFPel).

Com o tema “Língua e Cultura frente às novas tecnologias de informação e comunicação”, o evento reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes e professores, de sete universidades.

Entre as autoridades presentes, destacam-se o magnífico reitor da UFPel, professor Cesar Borges, e representantes da Embaixada da Espanha e do Instituto Cervantes, entre outras instituições.

As atividades se desenvolveram na forma de oficinas ministradas por professores de espanhol, apresentando primeiramente os aspectos teóricos que fundamentam as propostas e, a seguir, dando ênfase para a experiência prática.

As Comunicações basearam-se em investigações feitas por alunos dos cursos de Letras, que, de igual forma, objetivaram compartilhar trabalhos focados no tema do evento.

Segundo a coordenadora geral, professora Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro, a idéia de promover as oficinas didáticas de espanhol nasceu em meados do ano de 2003, quando docentes do Curso de Letras da UFPel buscaram criar uma forma de intercâmbio de experiências práticas positivas entre estudantes e professores de espanhol. Surgia, assim, em 2004, o 1º Taller, com reedição nos anos seguintes.

“Agora, ao propor o tema do 5º Taller, conseguimos estender o contato entre alunos e professores, privilegiando as relações mútuas entre ensinar e aprender e as novas tecnologias. As redes de relações se (re)formam e (com)formam novos saberes, e nós, em permanente formação, queremos ser agentes atuantes e formadores dessa história”, observa Ana Lúcia.