Nesta quinta feira(16), o Conservatório de Música de Pelotas recebe o pianista paulista Yuri Pingo, em recital de piano solo. No programa, obras de R.Schumann, M. Ravel e J.S.Bach. O evento, às 19h30min, terá entrada franca.
YURI PINGO
Natural de São Paulo, o pianista Yuri Pingo iniciou seus estudos com a professora Izilda Marcandalli, posteriormente ingressando na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde foi orientado pela pianista e professora Edda Fiore. Nessa mesma instituição freqüentou a classe de música de câmara da pianista Marizilda Hein, com especial ênfase em canções alemãs. Dentre seus professores, ainda na área de música de câmara, constam Peter Dauelsberg e Gisela Pupo Nogueira. É bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista, sendo aluno da classe do pianista Andre Rangel.
Enquanto aluno da Unesp, foi bolsista concursado para trabalhar como co-repetidor da classe dos alunos de canto. Em 2002, foi contratado pelo Mozarteum para trabalhar como pianista acompanhador na classe de fagote no masterclass oferecido pelos músicos da Filarmônica de Berlim.
Detentor de vários primeiros prêmios em concursos, destacam-se 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Artlivre (Prova Tributo-2004), 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Artlivre-2001, 1º lugar no Concurso Paulo Bosisio (pianista camerista), dentre outros.
Participou de diversos masterclasses com importantes nomes do cenário musical, como Yara Bernette, Dayse de Lucca, Gilberto Tinetti, Flávio Augusto e Sérgio Monteiro.
Tem sido assíduo em recitais de música de câmara, por todo o país, entre os quais se destacam seu duo com o barítono Francisco Campos, o barítono Michel de Souza, o pianista Marcos Aragoni, o celista André Micheletti, a celista Mariana Amaral, e o violinista Marcos Lazari. Também teve o prazer de dividir o palco com os formadores do Trio Images, Cecília Guida (violino) e Henrique Muller (viola).
Trabalhou como pianista na classe dos professores de canto Leila Farah, BenitoMaresca e Francisco Campos e já teve a oportunidade de colaborar com músicos do porte de Elisa Fukuda, Vera Astrachan e Flávio Augusto. É freqüentemente chamado para ministrar aulas e se apresentar em festivais de música, como “Festival Música nas Montanhas – Poços de Caldas”, como pianista oficial da classe de canto lírico, e também como professor assistente de piano, e “Festival de Música de São Caetano do Sul”.
Desde 1999, é aluno da conceituada professora Marisa Lacorte, atualmente trabalhando como seu assistente na formação de jovens talentos. Em julho de 2008, foi convidado para representar o Brasil, como assistente e aluno, do IV Encontro de Jovens Pianistas do Mercosul, realizado
Hoje é professor de piano e música de câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de ingressar para o mestrado na classe do professor doutor Ney Fialkow, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como bolsista do CNPq.