Abre nesta quarta(15) o 4º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática

14 de Outubro de 2008

Com o objetivo de contribuir no panorama da Formação Continuada de professores de Ciências e Matemática , o Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática da UFPel (NECIM) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) estarão realizando, desta quarta-feira(15) até o sábado, o 4º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática. O evento, que terá por local o Parque do Sesi/Pelotas, tem como público-alvo professores e alunos das licenciaturas. A abertura, às 19h desta quarta-feira, ocorre no auditório do Centro de Integração do Mercosul.

O simpósio constará de várias atividades, possibilitando aos professores do Ensino Básico o relato de suas experiências, da educação infantil ao ensino médio, de forma oral ou em banners; e a participação em minicursos e palestras, num ambiente propício ao diálogo entre todos, visando à melhoria do ensino de Ciências e Matemática. Confira a programação no arquivo programacao-simpo1.doc .

As inscrições ao Simpósio serão realizadas até esta quarta-feira(15) através de envio da ficha devidamente preenchida juntamente com o comprovante de depósito bancário no valor da inscrição. O envio deste material por ser feito pelo email  ssrgpcm@gmail.com , por correio - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura / Campus Universitário, s/nº - Caixa Postal 354 - CEP: 96010-900 Pelotas, RS - Brasil -, ou pelo FAX (53) 3275-7220.

O valor das inscrições é de R$ 20,00, para professores e profissionais formados, e de R$ 10,00, para estudantes de graduação, e deve ser recolhido no Banco do Brasil Agência 4468-7  /  Conta 7908-1..

Informações adicionais na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - telefones: (53) 3275-7208 e 3275-7209.

Justificativa

O ensino das ciências e da matemática tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. É verdade que, por vezes, professores ainda ministram aulas sem muita criatividade. Entretanto, alguns educadores da área têm buscado novas alternativas na abordagem dos conteúdos tidos como importantes para a formação dos jovens. A principal preocupação é com a perspectiva de um ensino centrado no professor. As novas tendências retomam o caminho por onde a aprendizagem parece realmente acontecer. É o aprendiz quem aprende e é partir dele que se devem construir os saberes.

Espera-se do professor permanente atualização. A sociedade está evoluindo, criando novos objetos e mecanismos que oferecem mais conforto e desempenho na realização de tarefas. É papel do professor encaminhar à compreensão e interpretação dos fatos de seu cotidiano. Esse compreender passa, também, pela consciência do tipo de mundo em que queremos viver; por saber que nossa realidade está em constante transformação; por saber que o conhecimento científico é necessário, sim, à compreensão das coisas de que fazemos parte.

Nos discursos atuais, evidencia-se também expressiva preocupação sobre a compartimentalização do ensino. São utilizados procedimentos didáticos que resguardam um distanciamento entre as diferentes áreas do conhecimento, mesmo que essas apresentem intersecções, não contribuindo de forma efetiva com a educação dos alunos. Entendemos ser essencial a troca de experiências entre professores, resgatando assim relações que constituem o conhecimento desenvolvido pela humanidade. Tais trocas são benéficas para a atualização e o estímulo dos professores, e importante para aproximar a Universidade da realidade do Ensino Básico, preparando de forma adequada os futuros profissionais e, conseqüentemente, facilitando a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.

Particularmente, a qualificação de professores em atividade, abre possibilidade de diálogo e de contato com a experiência do aluno de licenciatura, alimentando as discussões na sala de aula da academia.  A formação continuada propicia ao professor uma nova ótica interdisciplinar, indispensável para identificar no cotidiano os conteúdos mais ricos para o ensino. Segundo as diferentes visões da mesma realidade, as áreas envolvidas descobrem um desafio em comum, o de subsidiar com seus conhecimentos a interpretação mais precisa dessa realidade para poder reescrevê-la com a intervenção dos seus sujeitos, que estão em todas as partes. Os professores tem uma responsabilidade especial no processo, pois são os formadores de opinião daqueles que começam a assumir responsabilidades nos momentos mais importantes de suas vidas, quando tomam decisões que certamente vão ter reflexos em seu futuro.