UFPel destaca-se no exame da Ordem dos Advogados do Brasil 2008

13 de Outubro de 2008

direito.JPGSegundo o resultado do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, edição 2008, (http://www.oab.org.br/pdf/2008_1_IES.pdf), a UFPel, através de seu curso de Direito, é a primeira do estado e 13ª no país dentre mais de 250 instituições analisadas.

Um desafio para todos os bacharéis em direito que pretendem seguir a carreira, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil foi criado em 1963, por meio da Lei nº 4.215, e tornou-se obrigatório a partir de 1994, quando passou a vigorar o Estatuto da OAB, pela Lei nº 8.906/94. Hoje, excetuando-se os bacharéis em direito que optam pela carreira pública, todos os recém-formados têm de prestar o exame para obter o registro profissional.

O teste é dividido em duas fases, a primeira composta de no mínimo 50 questões de múltipla escolha, número que varia de acordo com o Estado - em São Paulo, por exemplo, são cem questões. As perguntas são formuladas com base nas matérias que compõem o currículo obrigatório do curso de graduação. Para ser aprovado e ingressar na segunda fase, o candidato precisa acertar no mínimo 50% das questões.

A etapa seguinte, considerada prático-profissional, constitui-se de cinco questões dissertativas, uma das quais envolve a redação de uma petição ou parecer, fundamentado em uma das seguintes áreas do direito: penal, tributário, civil, do trabalho ou administrativo. A opção deve ser feita pelo candidato no dia da inscrição para o exame de Ordem. Nessa fase é possível consultar a legislação e outros livros sobre direito. Para ser aprovado, o aluno precisa acertar no mínimo 60% da prova.

Desempenho da UFPel

Dos 65 bacharéis egressos da UFPel inscritos, 50 lograram aprovação na primeira fase, com um percentual de aprovados de 78,13%. Na segunda fase, o número de aprovados foi de 48, registrando um percentual de 75%. O percentual de aprovados na segunda fase, em relação aos aprovados na primeira, foi de 96%.