Equipe do Etec-Brasil manda mensagem ao CAVG

10 de Outubro de 2008

A equipe do Ministério da Educação responsável pelo programa Etec-Brasil encaminhou mensagem sobre o programa e sobre o aniversário do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG) da UFPel. A seguir a íntegra do texto:

“Caros Professores,

Inicia-se uma nova fase no Programa e-Tec Brasil, a implementação dos projetos aprovados no âmbito do edital 01/SEED/SETEC/MEC 2007. É um passo importante nesse momento de consolidação de parcerias entre a União, por intermédio do Ministério da Educação, os Governos Estaduais e Municipais e as instituições públicas que ofertam cursos técnicos de nível médio.

È um momento histórico para o ensino técnico no Brasil, nessa mesma data, o Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, realiza a aula inaugural para os cursos técnicos ofertados por aquela instituição no âmbito do Programa e-Tec.

Prezados professores, o e-Tec é um Sistema que vem consolidando parcerias em um momento em que o Brasil necessita ampliar a formação de profissionais capacitados para ocupar os postos de trabalho que vêm surgindo com a estabilização da economia nacional.

A mudança do Brasil não depende somente de políticas econômicas. Essas são importantes, porem, para que sejam sustentáveis a longo prazo, necessitam da ampliação dos investimentos na educação e o poder público está sensível a essa necessidade.

O Programa Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil – compõe o conjunto de ações governamentais voltadas para a expansão da educação profissional e fortalecimento do ensino médio no País, pois contribui para oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbanos e dos municípios do interior do País, oportunidades para garantir maior escolaridade, melhores condições de inserção de jovens no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencial para o desenvolvimento produtivo regional.

À semelhança do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, criado pelo Ministério da Educação em 2005 e hoje consolidado como o maior programa nacional de formação de professores, e consoante as políticas para a melhoria da educação profissional, o e-Tec Brasil implementou-se em regime de colaboração com as diferentes esferas do governo.

Elaborado em parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e a Secretaria de Educação a Distância – SEED do Ministério da Educação, o Programa e-TEC foi inicialmente lançado por meio de Edital, o qual previu, por um lado, a apresentação de projetos para a oferta de cursos técnicos de nível médio por parte das escolas públicas de educação profissional federais, estaduais e municipais; e, por outro lado, a apresentação de propostas para adequação da infra-estrutura de escolas públicas estaduais e municipais. Com os projetos selecionados, a idéia seria vinculá-las à rede nacional de ensino técnico de nível médio, na modalidade a distância, base do Programa e-Tec Brasil.

O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE indica que na educação profissional os vínculos entre educação, território e desenvolvimento são valorizados e os efeitos de sua articulação mais evidentes. A metodologia da Educação a Distância oferece nova interface para a mais expressiva expansão da rede federal de educação tecnológica dos últimos anos.  Além da construção dos novos centros federais - CEFETs, da organização dos Institutos Federais de Educação Tecnológica – IFETs se seus campi, e da gratuidade proporcional de vagas no Sistema “S”, a educação a distância exercerá papel fundamental na interiorização e capilarização necessárias à formação profissional e ao fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

O Programa e-Tec desenha-se na construção coletiva e participação ativa nas ações de democratização e expansão da educação profissional no País, valendo-se dos pilares da educação a distância, sustentados pela formação continuada de professores e pela utilização dos recursos tecnológicos disponíveis.

O relevante trabalho desempenhado pelas instituições de ensino técnico que, em articulação com o MEC, realizaram a avaliação de mais de 300 pólos em todo país, permitindo que as atividades para a oferta dos cursos financiados iniciassem ainda no ano de 2008.

Além de parabenizar o CAVG/UFPEL por iniciar as atividades do Programa e-Tec nessa instituição no momento em que comemora 85 anos de relevantes serviços a comunidade do Brasil, em especial aos Pelotenses, parabenizo também as Prefeituras que tem escolas públicas selecionadas para serem pólos de apoio presencial. É o início de uma longa jornada que tem como meta estabelecer 1000 pólos para atender a 200.000 alunos com a oferta de cursos técnicos de nível médio.

Vivenciamos hoje um momento histórico e vocês são os atores que protagonizam esse importante marco para a Educação Profissional do Pais, iniciando no Rio Grande do Sul as atividades para a implementação do Programa e-Tec.

Estamos certos que o investimento na educação profissional na modalidade a distância contribuirá para garantir aos nossos jovens acesso a educação profissional gratuita e de qualidade, ofertado por instituições públicas de longa tradição no ensino técnico. Esse programa contribuirá para fortalecer os arranjos produtivos locais e é nesse intuito que agradeço o empenho de todos para tornar esse Programa uma realidade, garantindo aos jovens brasileiros a possibilidade de se matricular em um dos 147 cursos aprovados no âmbito do Programa e-Tec.

Obrigado a Todos.

Equipe E-Tec Brasil”