Projeto Educação Patrimonial, Perspectivas Multidisciplinares apresenta pesquisas

9 de Outubro de 2008

Dentro do Projeto Educação Patrimonial, Perspectivas Multidisciplinares, neste sábado(11), às 9h, no Instituto Simões Lopes, na rua Dom Pedro II, 810, serão apresentadas duas pesquisas que integram a linha Patrimônio, Espaço e Território, apresentando ênfase no espaço como construtor de memória, identidade e patrimônio, mediante seus atributos endógenos, na compreensão de suas características morfológicas e no uso de geotecnologias como elementos auxiliares. Na linha, são desenvolvidas pesquisas que trabalham com preservação patrimonial e preservação cultural, arquitetura e urbanismo, planejamento ambiental, morfologia urbana, instrumentos urbanos, modelagem urbana e ecologia de paisagem.

A programação é a seguinte:

9h- Abertura a apresentação do Instituto Simões Lopes Neto pelo diretor, Henrique Pires. Após, apresentação do filme “João Simões Lopes Neto, entre o Real e o Imaginário” e  a programação Conhecendo o Acervo e a Casa do Instituto Simões Lopes Neto.

Intervalo

Apresentação 1 – Identidades, Paisagem e os novos Municípios do Sul do RS. Capão do Leão, Morro redondo, Turuçu e Arroio do padre, pelo  Arquiteto Alexandre Maciel.

Apresentação 2 -  Poluição Visual no Foco de Especial Interesse cultural – Calçadão de Pelotas, pelo advogado Alan Melo.

Discussão sobre o Novo Plano Diretor e sua interface com o Patrimônio Cultural, com o arquiteto Alexandre Maciel e com o advogado Alan Melo.

O Projeto, sob a coordenação dos professores Fábio Vergara e Ester Gutierrez e organizado pelos mestrandos Alan Melo e Denise Marroni, chega ao sexto encontro mantendo a proposta de dialogar não só com as pesquisas desenvolvidas no mestrado, mas também conhecer e fruir os espaços destinados à preservação e difusão da memória e do patrimônio, como é o caso do Instituto Simões Lopes Neto.

No sábado seguinte, dia 18, segue o projeto no Museu da Baronesa, com os trabalhos dos mestrandos Denise Ondina Marroni dos Santos “No fio da meada: a moda em pelotas a partir do acervo têxtil do museu da baronesa” e  de Renato Duro Dias “Patrimônio cultural: conceitos e legislação.”