Professor Antônio Oliveira participa de missão na França

8 de Outubro de 2008

antonio-oliveira-1.JPG O professor Antônio Costa de Oliveira, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel, participará de uma missão financiada pelos governos brasileiro e francês, de 11 a 28 de outubro. O pesquisador da UFPel visitará a Universidade de Perpignan, mais especificamente o Laboratório de Genética e Desenvolvimento de Plantas daquela instituição.
Os trabalhos em colaboração com o grupo francês começaram em 2008 e já ocorreu uma missão de franceses a Pelotas em julho. Em novembro, a estudante de doutorado do PPG em Agronomia Taciane Finatto irá para a Universidade de Perpignan para desenvolver estudos sobre expressão de genes e transposons em arroz sob toxidez por ferro. Ela deverá ficar um ano na França.
O Grupo do Centro de Genômica e Fitomelhoramento tem se destacado na área de Genômica e Bioinformática. Recentemente publicado no International Journal of Plant Genomics, um software do grupo realiza análise de microsatélites em genomas, produzindo informações sobre composição e distribuição, assim como sua utilização em auxílio ao melhoramento de plantas. Fruto destes avanços, o professor Oliveira e o doutorando Luciano Carlos da Maia irão a Viçosa em dezembro ministrar um curso de bioinformática para os programas de pós-graduação daquela Universidade.