Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Recital do Trio Elas por Elas no Conservatório de Música

7 de Outubro de 2008

trio-por-elas.jpgHella Frank (Violino), Inge Schmiedt Volkmann (Violoncelo) e Olinda Alessandrini (Piano) compõem o trio Elas por Elas, que se apresenta na próxima sexta-feira(10), às 20h, na Sala Milton de Lemos, do Conservatório de Música da UFPel. O recital integra a Série de Concertos Comemorativos aos 90 anos do Conservatório de Música e 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas. O projeto tem apoio da Fiergs-Sesi e é uma produção da Ato Produção Cultural.

O grupo executa um repertório com composições criadas por mulheres numa época em que a música era atividade essencialmente masculina. Com extensa experiência camerística, o trio tem apresentado um repertório pouco conhecido para esta formação em diversas cidades do país.

            O ingresso ao espetáculo se dará mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos Madre Teresa de Calcutá.

            Na quinta-feira(9), às 17h, serão oferecidos masterclasses de piano e violino, ministrados por Olinda Alessandrini e Hella Frank, com entrada franca.

Currículos

 Hella Frank tem em seu currículo uma extensa experiência em música de câmara, nas mais diversas formações - do duo à orquestra de cordas - que lhe rendeu, entre outros, o Primeiro Prêmio no Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, como membro do Quinteto Scarlatti. Recebeu sua formação no violino do prof. Marcello Guerchfeld, na UFRGS, e do prof. Eric Rosenblith, em Boston/EUA. Foi Spalla de violinos e violas em diversas orquestras no Brasil e nos EUA, e também foi membro fundador, diretora artística e spalla de violas da Orquestra de Câmara da Ulbra. Atualmente, é professora de violino e viola no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.

 

Inge Schmiedt Volkmann concluiu o curso de Bacharelado em Música (violoncelo) na UFRGS em 1982, tendo sido aluna do prof. Jean-Jacques Pagnot. Aperfeiçoou seus estudos na “Staatliche Hochshule für Musik”, em Colônia, Alemanha. Foi organizadora e professora do 1º Encontro de Violoncelistas do Rio Grande do Sul, em Ivoti-RS. Atuou como solista da Orquestra de Câmara Nobis Vobis, da Orquestra de Câmara de Ivoti e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Desde 1978, ocupa o cargo de primeiro violoncelo na OSPA e também na Orquestra de Câmara da Ulbra.

 

Olinda Allessandrini graduou-se pela Universidade de Caxias do Sul, e obteve o prêmio “Medalha de Ouro” da UFGRS, após concluir o curso de Virtuosidade em Piano. Suas atividades incluem recitais, música de câmara, concertos com orquestras, programas de rádio e TV, atividades pedagógicas e colaboração em livros editados. Entre seus CDs destacam-se os dedicados a obras de  Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano” e “Ébano e Marfim”, além de vários CDs como convidada. Realizou tournées pela Alemanha, Austria, Estados Unidos, Noruega e América Latina. Recebeu o Prêmio Açorianos 2005, em menção especial por suas atividades de pesquisa e divulgação da música erudita do Rio Grande do Sul.

 

Programa

 

I Parte

            Cecilia Maria Barthelemon                   Trio – Sonata nº 1

                                                                       Allegro Moderato

                                                                       Minueto

                                                                       Rondo – Presto

            Cécile Chaminade                                Trio opus 11

                                                                       Allegro

                                                                       Andante

                                                                       Presto leggiero

                                                                       Allegro molto agitato

II Parte

            Chiquinha Gonzaga                              Sempre Chiquinha:

                                                                       (arranjo de Sandra Mohr)                   

                                                                       Lua Branca

                                                                       Gaúcho

                                                                       Valsa Carlos Gomes

                                                                       Plangente

                                                                       Atraente

                                                                       Viva o Carnaval

            Fanny Mendelssohn-Hensel     Trio opus 11

                                                                       Allegro molto vivace

                                                                       Andante espressivo

                                                                       Lied – Allegretto

                                                                       Finale – Allegro moderato – vivace

 

Sobre as compositoras e as obras

 

* Cecilia Maria Barthelemon (1767, 1859) – Compositora inglesa, nasceu em uma família tradicionalmente ligada às artes. Seu pai era um dos mais prestigiados violinistas de seu tempo, e sua mãe era uma conhecida cantora. Cecilia tocava cravo, piano, e era também cantora. Apresentou-se em recital perante a Rainha Maria Antonieta. Após o casamento com um militar, manteve suas atividades como musicista e também o apoio a eventos musicais. Participou do movimento para angariar fundos para a estréia da obra-prima “A Criação”, de Haydn, o genial compositor com quem a família Barthelemon manteve sempre estreitos laços de amizade.

 

* Fanny Cecilie Mendelssohn (1805-1847) nasceu em Hamburgo, Alemanha, demonstrou talento musical prodigioso desde criança, assim  assim como seu irmão Felix. Seu talento e paixão pelo piano fizeram com que escrevesse mais de 400 obras, para piano solo, para piano e canto, e para diferentes formações camerísticas. Seu pai incentivou seu talento, mas de acordo com o pensamento da época, declarou: “A música será talvez a profissão de teu irmão, mas para ti ela pode e deve ser somente um ornamento!” Goethe a considerava tão talentosa quanto seu genial irmão. Casou-se com W.Hensel, artista plástico, e em sua residência em Berlim eram organizados  os “Domingos Musicais”, nos quais saraus reuniam grandes músicos da época, e uma platéia seleta e culta.

 

* Cécile Chaminade (1857-1944) foi pianista e compositora. Nasceu em Paris, e realizou sua formação musical contra a vontade de seu pai. Com apenas oito anos, apresentou composições suas, sendo elogiada por George Bizet, o compositor da ópera Carmem, que ficou impressionado com seu talento. Aos dezoito anos realizou diversas tournées de concertos pela França, e em 1892 apresentou-se na Inglaterra, onde sua obra já era extremamente popular. Em 1901 casou-se com L.M. Carbonel, um editor musical, que deu grande impulso à impressão e divulgação de sua obra. Em 1908 realizou concertos pelos Estados Unidos, celebrada por seus inúmeros admiradores. Recebeu a “Légion d’Honneur”, honraria concedida pela primeira vez a uma mulher compositora.

 

* Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a nossa Chiquinha Gonzaga (1847,1935) nasceu e viveu no Rio de Janeiro. Passou a vida enfrentando preconceitos em nome da paixão pela música, por ter se dedicado profissionalmente a uma atividade até então só exercida pelos homens, no ambiente conservador do início do século. Foi renegada pelos pais, desfez casamentos, ficou longe dos filhos, mas muito lentamente foi conquistando a admiração e o respeito de sua cidade, e mais tarde, do país. Foi pioneira e inovadora, envolveu-se nas causas abolicionista e republicana, e como musicista liderou a luta pela valorização dos direitos autorais. Sempre foi muito ligada às manifestações mais populares de sua época, escreveu a opereta Forrobodó, que teve inacreditáveis 1500 récitas, e é a autora da primeira marchinha de carnaval, “Ó abre alas”.

 

Seção: Notícias