UFPel no Ciclo de Debates sobre História Antiga

6 de Outubro de 2008

Nos dias 3 e 4 de outubro, ocorreu em Porto Alegre, no Auditório da Ulbra, o I Ciclo de Debates em História Antiga, O estágio atual da Pesquisa e Docência no RS, com promoção do GT de História Antiga do Rio Grande do Sul, da Associação Nacional de História (GTHA-ANPUHRS).Alunos e professores da UFPel tiveram participação ativa no encontro, destacando o crescimento da Universidade nesta área, o que já vem se consolidando ao longo dos anos. Estiveram presentes o professor Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e coordenador nacional de História Antiga, a historiadora Monica Selvatici, professora do Curso de História, e o arqueólogo Pedro Machado Sanches, professor do Curso de Museologia, além das acadêmicas de História Edalaura Medeiros, monitora de História Antiga, e Kátia Amorim Macedo, contando ainda com a presença da professora Caterine Henrique Mendes, egressa do curso de História da UFPel.
Eis as participações da UFPel no evento:
Fábio Vergara Cerqueira - Conferência de Abertura
“Novas perspectivas sobre a condição da mulher na Grécia antiga: trabalho, educação e vida intelectual.”
Pedro Machado Sanches - Conferência
“As atribuições das imagens pintadas em arqueologia, breve histórico e expectativas.”
Monica Selvatici - Conferência
“As contribuições da arqueologia para o estudo da sinagoga judaica no século I d.C.”
Edalaura Berny Medeiros - Comunicação
“Constantino e os Cristãos: Uma análise da aproximação da Igreja às estruturas estatais e do desenvolvimento da intolerância para com as demais religiões.”