Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Aula Inaugural dos Cursos Novos será ministrada hoje(19) pelo antropólogo Roberto DaMatta

19 de Setembro de 2008

damatta21.jpgO renomado antropólogo Roberto DaMatta será o ministrante da Aula Inaugural dos Cursos Novos da UFPel, nesta sexta-feira(19), às 19h, no Auditório do Colégio São José (rua Félix da Cunha, 400). Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, a palestra terá como tema “A Antropologia no quadro das ciências: O contexto brasileiro”.
A palestra, aberta aos demais alunos ingressantes em 2008, valerá como certificação para atividade complementar aos estudantes, que serão dispensados das aulas na noite de sexta-feira. As inscrições serão feitas no local.
Roberto DaMatta é antropólogo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cursou Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional, M.ª e Ph.D pelo Peabody Museum da Universidade de Harward. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e coordenador do seu programa de pós-graduação em Antropologia Social. É professor emérito da Universidade de Notre Dame(EUA), onde ocupou a Cátedra Ver. Edmund Joyce, c.sc. de Antropologia.
O palestrante realizou pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Sua obra ultrapassa a fronteira da antropologia ao interpretar o Brasil em seus dilemas e ambigüidades. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.
DaMatta é um dos pensadores mais brilhantes da atualidade e seus livros fazem sucesso além das fronteiras da Antropologia. Prova disso é que, em 2006, foi incluído na lista dos “100 brasileiros geniais” do jornal O Globo, e no ano de 2007 integrou a lista da revista Época, entre os “100 brasileiros que mais fazem acontecer”. Com mais de 20 livros publicados, seu destaque não se restringe ao âmbito nacional, onde é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, pois também é membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences, dos Estados Unidos.

Seção: Notícias