Laboratório de Materiais Supercondutores produz primeiras amostras

18 de Setembro de 2008

imagem1.JPG O Grupo de Estudos em Supercondutividade e Magnetismo, após a recente implantação do Laboratório de Materiais Supercondutores na UFPel, está informando que as primeiras amostras do supercondutor YBaCuO já foram fabricadas e parcialmente caracterizadas na Central Analítica da UFPel e no Laboratório de Resistividade do Instituto de Física da UFRGS.

“A operacionalização do laboratório contribui para a efetivação de mais uma linha de pesquisa a ser investigada no mestrado em Física da UFPel” afirmou o professor Victor Gonçalves, coordenador do curso de Pós-Graduação em Física da UFPel.

A produção destas amostras marca o início das atividades em Física Experimental na Universidade. O laboratório situa-se na sala 415 do Departamento de Física, no campus Capão do Leão. A equipe é formada pelos professores Fábio Teixeira Dias, Valdemar das Neves Vieira e Letície Mendonça Ferreira e pelos bolsistas Sandra Teixeira Jaeckel e Cristol de Paiva Gouvêa.