UFPel oferece bolsas de iniciação à docência

17 de Setembro de 2008

A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Graduação, teve aprovado pela Capes o Projeto Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência, denominado Projeto Institucional de Iniciação à Docência - UFPel/5ª CRE(Pibid), englobando professores e estudantes matriculados nos cursos de Licenciaturas presenciais de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, além de professores da Rede Pública Estadual de Pelotas vinculadas à 5ª CRE (Instituto Educacional Assis Brasil, Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Dom João Braga, Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello e Colégio Estadual Cassiano do Nascimento).
O projeto que se implementa na UFPel tem como coordenador institucional o professor Verno Krüger, da Faculdade de Educação, e como coordenadores das respectivas áreas de conhecimento os professores Marla Piumbini Rocha (Licenciatura em Ciências Biológicas); José Francisco Dias da Fonseca (Licenciatura em Física); Sergio Luiz Cardoso de Oliveira (Licenciatura em Matemática) e Irene Teresinha Santos Garcia (Licenciatura em Química).
O trabalho tem como objetivos incentivar a formação de professores para a educação básica, apoiando os estudantes que optam pela carreira docente; fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; a valorização do espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; e proporcionar aos futuros professores a participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local das escolas envolvidas.
O projeto, financiado pela Capes e FNDE, concede aos alunos participantes Bolsa de Iniciação à Docência com valor mensal de R$ 350,00 e tem duração máxima de 24 meses.
As inscrições para seleção de bolsistas estarão abertas desta quinta-feira(18) até o dia 25 de setembro, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, nas secretarias dos respectivos colegiados de curso. A seleção dos bolsistas em cada uma das áreas de conhecimento/cursos de licenciatura será realizada em duas etapas, sendo a primeira eliminatória, no dia 29, e a segunda classificatória, de 30 de setembro a 3 de outubro, para um total de 72 vagas para bolsistas, sendo 18 para cada uma das áreas de conhecimento envolvidas.
Mais informações poderão ser obtidas nos colegiados dos cursos (Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química) ou pelo site http://prg.ufpel.edu.br/ onde estão disponíveis tanto o Edital do MEC como os textos do projeto e o edital de seleção de bolsistas.