Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pós-graduação em Agronomia abre inscrições

17 de Setembro de 2008


Estarão abertas, no período de 16 de setembro a 25 de outubro as inscrições ao exame de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel). Todas as informações estão no endereço www.ufpel.edu.br/faem/ppga . Veja a seguir a íntegra do edital.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

 

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO COM INGRESSO EM 2009

Curso recomendado pela CAPES e homologado pelo CNE (Portaria nº 2.878 de 24/08/2005)

De ordem do Diretor de Pós-Graduação da UFPel e de acordo com o regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao Curso de MESTRADO e DOUTORADO em Agronomia (áreas de concentração Fitomelhoramento, Fruticultura e Solos), nos termos estabelecidos neste Edital.

 

I- DA INSCRIÇÃO

As inscrições ao Exame de Seleção para o Curso de Mestrado e Doutorado em Agronomia/UFPel estarão abertas no período de 16 de setembro de 2008 a 25 de outubro de 2008 das 8:00 às 11:00 horas, na Secretaria do CURSO, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Caixa Postal 354 CEP 96010-900 Pelotas RS Brasil.

 

1- Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Agronomia e outros cursos de áreas afins.

2- É obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição obtido na página do Programa (http://www.ufpel.edu.br/faem/ppga) no qual o candidato fará opção referente à Área de Concentração do Programa. O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação e do Curso de Mestrado para os candidatos ao Doutorado.

b) Curriculum Vitae (modelo Lattes) documentado.

c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

d) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado para os candidatos ao Doutorado.

e) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF e da Certidão de Nascimento ou de Casamento, em caso de mudança do nome.

f) Cartas de recomendação de dois profissionais da área, conforme modelo fornecido pelo Programa e disponível na página eletrônica(http://www.ufpel.edu.br/faem/ppga)

g) Uma fotografia 3×4, colada ou inserida no formulário.

h) Apresentação de um plano de trabalho no formulário de inscrição, que deve indicar também sua inserção em uma das Linhas de Pesquisa na Área de Concentração pretendida pelo candidato.

i) Comprovante de pagamento de uma taxa de R$ 80,00 (oitenta reais), depositada na conta da FAU, abaixo-indicada:

Banco do Brasil (001)

Agência 3124-0

Conta 7443-8

3- Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa poderão se inscrever por envio de toda a documentação e do requerimento de inscrição por Correio (sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 25 de outubro de 2008. Não serão aceitas inscrições após essa data.

4- O candidato que não apresentar os documentos requeridos não poderá participar do processo de seleção.

5- Informações: (53) 3275 7158, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Caixa Postal 354 CEP 96010-900 Pelotas RS Brasil, E-MAIL: posagro@ufpel.edu.br.

 

II-DA SELEÇÃO:

A seleção dos candidatos que tiverem sua inscrição homologada será realizada por uma comissão examinadora em cada área de concentração e consistirá de análise de currículo e proposta de trabalho.

 

III-DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

1- A Comissão Examinadora levará em consideração:

a) Na análise do Curriculum Vitae (até 70 pontos): a pontuação do Curriculum Vitae do candidato se dará pela formação de um escore pela análise do currículo com ênfase nos trabalhos e atividades na área de concentração. Os alunos receberão nota de 0 a 70.

b) Na análise da proposta de trabalho (até 30 pontos): clareza e objetividade do problema; viabilidade e relevância da proposta; adequação da proposta apresentada às linhas do programa. Será facultado às áreas convocar os candidatos para uma defesa oral da proposta. Os alunos receberão nota de 0 a 30.

 

 

IV- DAS VAGAS

 

O número de vagas dependerá do número de bolsas disponibilizadas ao Programa pelos órgãos de fomento, como CAPES, CNPq e organizações privadas, da presença de candidatos do exterior com bolsas externas ao Programa e da presença de candidatos habilitados com vínculo empregatício e com afastamento integral para realização do curso, que não concorrem as bolsas do Programa.

 

V- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os candidatos habilitados constarão em lista organizada por área de concentração e pelos nomes dos candidatos em ordem alfabética, que será divulgada na página do Programa e no portal da UFPEL.

Na segunda semana do mês de janeiro de 2009 será divulgada uma lista dos candidatos habilitados a ingressar no programa. No mês de março de 2009, ou quando os órgãos de fomento definirem o número de bolsas destinado ao Programa será divulgada uma nova lista indicando quais candidatos daqueles habilitados que poderão realizar matrícula e ingressar no Programa. Tais procedimentos são importantes, pois o Programa tem como conduta aceitar alunos sem bolsa apenas em casos excepcionais.

 

VI- DOS RECURSOS

a)                  Recurso ao resultado da homologação das candidaturas e da habilitação dos candidatos deverá ser encaminhado por escrito para a comissão avaliadora no prazo de até cinco dias, contado a partir da divulgação dos resultados.

b)                  A análise dos recursos será feita pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia levando em conta a aplicação dos critérios de seleção dispostos neste edital.

 

VII- DISPOSIÇÕES FINAIS

- A apresentação da proposta de trabalho é obrigatória, eliminatória e classificatória.

- Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o escore mais alto na análise do currículo.

- Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas, de acordo com a área de concentração de pesquisa escolhida pelo candidato.

- Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa.

- A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos neste edital.

- O que não estiver previsto neste edital segue o regimento dos cursos stricto sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

 

Cronograma do processo de seleção:

1.                   Inscrição para o processo seletivo de ingresso de alunos em 2009: 16/09 a 25/10

2.                   Homologação e divulgação das inscrições: 18/11

3.                   Prazo para recurso: 19 a 23/11

4.                   Divulgação dos resultados dos recursos: 26/11

5.                   Avaliação do currículo e proposta de trabalho: 26/11 a 15/12

6.                   Divulgação dos habilitados: 22/12

7.                   Prazo para recurso: 23 a 31/12

8.                   Divulgação dos resultados da análise dos recursos: 15/01/2009

 

 

 

        Prof. Antônio Costa de Oliveira

         Coordenador do PPGA

De acordo:

 

Prof. Manoel de Souza Maia

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

PRPPG / UFPel

 

Seção: Notícias